Curso de Nutrição desenvolve projeto em Escola de Toledo

Publicado em 29 de Maio de 2023 às 13:29

Jogo da memória foi utilizado para falar de alimentação saudável e rica em micronutrientes

Projeto de Educação Alimentar e Nutricional tem feito sucesso entre as crianças. Na última semana, acadêmicas do curso de Nutrição da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Toledo, realizaram atividade lúdica na Escola Municipal Alberto Santos Dumont.

A ação foi supervisão da nutricionista Jéssica Kvieczynski, e contou com a parceria com a Unidade Básica de Saúde do Jardim Porto Alegre.

A ideia foi montar um jogo da memória, onde as imagens eram de diferentes grupos alimentares. O objetivo da dinâmica foi alertar sobre a importância do consumo de alimentos mais saudáveis no dia a dia, além de destacar quais comidas não devem ser ingeridas com frequência.

De acordo com o Ministério da Saúde (2022), a obesidade infantil aumenta o risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, tanto na infância, quanto na vida adulta.

Segundo pesquisas, no Brasil, as principais carências de micronutrientes observadas em crianças são de ferro e de vitamina A, que são fundamentais para esta fase. Também apontam que a desnutrição está associada ao aumento do risco de infecções e tem impactos para a sobrevivência, o crescimento e o desenvolvimento infantil.

“Considerando os dados de que a obesidade infantil, as carências nutricionais e a desnutrição são índices relevantes e que chamam a atenção para o crescimento e desenvolvimento das crianças, esse projeto visa, por intermédio da educação alimentar e nutricional, transferir conhecimento e despertar o interesse para que tenham uma alimentação equilibrada e diversificada”, justifica a nutricionista.

Ainda, os dados da aferição de peso e altura dos alunos serão utilizados para avaliar o crescimento e desenvolvimento das crianças, além de permitir a comparação de cada criança com o padrão ideal de crescimento.