Curso de Medicina Veterinária realiza 2ª Jornada Acadêmica no campus de Toledo

Publicado em 8 de Outubro de 2025 às 14:40

O evento tratou diversos assuntos, como o manejo de cães, gatos e animais de grande porte, e contou com visita técnica em uma piscicultura

Tirar os acadêmicos da rotina, promover networking e aprofundar os aprendizados visto em sala de aula: esses são apenas alguns dos motivos para a oferta da Jornada Acadêmica de Medicina Veterinária, realizada na Universidade Paranaense (Unipar), no campus de Toledo, entre os dias 15 a 20 de setembro.

“Os acadêmicos têm a oportunidade de conversar com profissionais de fora, ter contato com especialistas nas determinadas áreas, tirar dúvidas, e também, através desses eventos, muitos conseguem oportunidades de estágio”, destaca o coordenador do curso, Victor Dias.

A 2ª edição da jornada contou com uma programação diversificada, buscando atender diversos assuntos de interesse dos alunos, com os temas: Manejo clínico e cirúrgico de bovinos leiteiros; Mercado, produção e carreira: a jornada do médico veterinário na suinocultura; Manejo comportamental e bem-estar de felinos; Vacinação de cães e gatos: o que temos de novo.

Para a palestrante convidada Ana Cláudia Andrade, que falou em nome do CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária), esse contato com os acadêmicos é de suma importância: “É justamente para que os alunos vejam a necessidade e a importância de estar inserido dentro do Conselho. Nós buscamos essa proximidade, para mostrar aos futuros colegas que o estamos presentes para auxiliar o médico veterinário, para que ele faça um bom trabalho e um bom papel dentro da sociedade”.

Durante sua palestra, sobre felinos, Ana abordou o manejo e o comportamento do animal, além de falar sobre a esporotricose, uma doença que pode ser transmitida pelos gatos para humanos. “Abordamos como o hábito do animal pode estar afetando a disseminação das doenças e como os responsáveis desses animais podem agir para que isso seja evitado”.

Para os alunos, a participação foi significativa. Paulo Araldi, do 2º período, destaca dois momentos marcantes: “As palestras de suinocultura e de bovinocultura de leite foram duas que me chamaram atenção. A primeira, porque é uma área com a qual já tenho certo contato, a segunda, por ser uma área que parece oferecer interessantes oportunidades de trabalho”.

Dentro da programação, os alunos também puderam participar do Fórum Pedagógico. Um dos temas foi “Manejo nutricional e principais doenças em peixes”, com o engenheiro de pesca, Evandro Moro. Ele também levou os alunos do 3º e 4º períodos para uma visita técnica em uma piscicultura. “O conteúdo trouxe uma visão abrangente sobre um tema pouco explorado, permitindo expandir significativamente meu conhecimento na área”, destaca a acadêmica Cíntia Alves Pereira.

Outro tema abordado no Fórum Pedagógico foi “Desmistificando a escrita acadêmica”, com o Geógrafo, Guilherme Ikeda. Para o coordenador do curso, apresentar esse tema, mesmo nos anos iniciais, é relevante. “Trouxemos esse assunto para tirar aquela primeira impressão negativa que às vezes o acadêmico tem, de participar de uma iniciação científica, ou até mesmo de elaborar o trabalho de conclusão de curso”, finaliza.