A programação incluiu palestras, minicursos e ações solidárias
A Universidade Paranaense (Unipar), unidade de Umuarama, realizou a XXVIII edição da Jornada do Curso de Medicina Veterinária (JOVET), evento promovido pelos docentes do curso de Medicina Veterinária e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal. Com mais de 150 participantes, a jornada uniu teoria e prática em uma programação científica diversificada.
As atividades ocorreram nos campi II e III da instituição e abordaram temas voltados às áreas de clínica médica e cirúrgica de pequenos e grandes animais, medicina veterinária preventiva, defesa sanitária animal, nutrição e produção animal. A programação incluiu minicursos no período da manhã e palestras nos períodos da tarde e noite, ministradas por profissionais convidados com atuação destacada em diferentes campos da Medicina Veterinária.
Entre os destaques, o Fórum de Egressos permitiu que os estudantes conhecessem experiências profissionais de ex-alunos do curso, criando um espaço de diálogo sobre carreira e mercado de trabalho. Além disso, os coffee breaks realizados durante as tardes proporcionaram oportunidades de interação e networking entre acadêmicos e palestrantes, ampliando o contato dos estudantes com as rotinas profissionais e perspectivas da área.
A Jornada Acadêmica contou com a Gincana Interna do Curso de Medicina Veterinária promovido pelo XV INTERVET. Com o tema “DIVERTIDAVET”, inspirado no filme Divertidamente, a atividade mobilizou os acadêmicos em uma série de provas recreativas e ações solidárias. A ação contou com arrecadações de alimentos, roupas, calçados, ração para animais e doações de sangue.
Foram organizadas equipes composta por professores, estudantes da graduação e pós-graduação, sob coordenação das professoras Patrícia Franco Gonçalves Previato do Amaral e Adrielly Dissenha. O evento estimulou valores como responsabilidade social, solidariedade, ética e trabalho em equipe. A equipe vencedora da gincana foi a “Ansiedade”, formada por acadêmicos da 4ª série.
Ao todo, foram arrecadados 1.000 kg de alimentos, 750 kg de ração, 7.500 peças de roupas e calçados e 35 bolsas de sangue. As doações foram destinadas ao Lar Santa Faustina, Igreja Matriz São Francisco de Assis e à Sociedade de Amparo aos Animais de Umuarama (SAAU).