Curso de Medicina Veterinária da Unipar conquista conceito máximo

Publicado em 26 de Abril de 2013 às 10:58

Comissão avaliou organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura laboratorial

Com 17 anos de intenso trabalho, que resultou na graduação de mais de 640 profissionais, o curso de Medicina Veterinária da Universidade Paranaense - Unipar dá um novo impulso em sua trajetória, com uma conquista importante: conceito máximo na última avaliação feita in loco pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira)/MEC(Ministério da Educação). O conceito é emitido às graduações que atendem as diretrizes da legislação vigente.

Uma equipe enviada a Umuarama pelo Conaes (Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior) passou dias no Câmpus Cruzeiro da Unidade-Sede para a inspeção de ambientes, projetos (de ensino, pesquisa e extensão) e tudo o mais que sustenta o funcionamento do curso. Ou seja, avaliaram a Organização Didático-Pedagógica, o Corpo Docente e Tutorial e a Infraestrutura e arremataram um 5 (os conceitos vão de 1 a 5).

Professores e os 208 estudantes do curso (do 1º ao 5º ano) estão comemorando. Para eles, isso é reflexo da qualidade de ensino que é mantida desde que o curso foi criado, em 1996, e à preocupação dos gestores em investir em laboratórios e outros recursos para acompanhar a evolução da ciência e das técnicas da Medicina Veterinária. O Hospital Veterinário da Unipar, um dos maiores e mais bem aparelhados do Brasil (veja abaixo), pesou bastante na avaliação, segundo o relatório apresentado pelo MEC.

“O HV e toda a estrutura pedagógica que o complementa respalda nossas ações em aulas práticas, em pesquisa e na extensão, nos ajudando a oferecer esse ensino de alta qualidade comprovada pelo MEC”, afirma o coordenador do curso, professor Luiz Rômulo Alberton, citando outro fator que chamou a atenção dos avaliadores: o alto índice de empregabilidade dos ex-alunos do curso.

"Esse conceito é o reconhecimento de um trabalho árduo, feito com dedicação por todos aqueles que estão envolvidos com o curso, desde a direção e coordenação até os professores, colaboradores e estudantes. Isso demonstra a importância da Unipar no cenário do ensino brasileiro, uma Instituição séria, competente, comprometida em promover uma educação com qualidade, voltada para a busca incessante da excelência”, opina.

O coordenador enfatiza ainda que o resultado da avaliação importa também à comunidade: “Além de cumprir com a função básica da multiplicação do conhecimento técnico-científico, o curso forma profissionais conscientes e bem preparados para as diversas funções do médico veterinário, colaborando assim para o bem-estar não só dos animais, mas de toda a sociedade, já que depende deles para sobreviver”.

Estrutura diferenciada

O grandioso HV da Unipar é, sem dúvida, o grande diferencial do curso de Medicina Veterinária. Com mais de cinco mil metros quadrados de área construída, rafirma-se como um dos melhores e mais bem equipados do Brasil. Localizado no Câmpus II (Câmpus Cruzeiro), numa área de 50 hectares, tem uma infraestrutura que reúne aparelhos de última geração em radiodiagnóstico e cirurgia, distribuídos em clínicas e laboratórios amplos e modernos. “Toda essa estrutura é para formamos um médico veterinário talentoso, pronto para ser um profissional que vai se diferenciar e, assim, se destacar no mercado de trabalho”, reafirma Alberton.