Curso de Medicina realiza Teste de Progresso

Publicado em 26 de Setembro de 2023 às 14:47

Acadêmicos de todas as séries participaram; a avaliação da qualidade do ensino médico é promovida pela Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)

No último dia 13, o curso de Medicina da Universidade Paranaense – Unipar aplicou o Teste de Progresso para os acadêmicos de todas as séries. O Teste de Progresso é promovido pela Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) e trata-se de uma avaliação da qualidade do ensino médico, indicada para aquisição progressiva de competências pelo estudante de medicina ao longo da sua formação.

A avaliação cognitiva verifica se o ganho de conhecimento por parte do estudante está sendo contínuo e progressivo, e como ele está sendo elaborado e consolidado nas áreas básicas e clínicas, importantes para o desempenho esperado no internato e alcance do perfil profissional estabelecido para os graduandos dos cursos médicos.

HISTÓRICO

O teste foi introduzido nos cursos de medicina na década de 1970 pela Kansas City Medical School da Universidade de Missouri (EUA) e pela então University of Limburg, hoje Universidade de Maastricht (Holanda). Desde então, várias outras escolas médicas passaram a utilizar esse método de avaliação.