Curso de Medicina da Unipar apresenta projeto de extensão sobre humanização no 14º CCPEM

Publicado em 21 de Maio de 2025 às 08:48

A proposta envolve acadêmicos caracterizados como palhaços-doutores que atuam em hospitais de Umuarama

O curso de medicina da Universidade Paranaense (Unipar), campus Sede em Umuarama, esteve presente no 14º Congresso Catarinense e Paranaense de Educação Médica (CCPEM), que ocorreu nos dias 16 e 17, em Florianópolis, Santa Catarina. Para representar o curso, o colaborador em relações pedagógicas Alexandre Cesar Rodrigues da Silva participou do evento e foi responsável pela apresentação de um dos trabalhos aprovados para a mostra científica.

O trabalho, intitulado “A palhaçaria como estratégia de humanização e formação social em um projeto de extensão na área médica”, foi elaborado em coautoria da coordenadora do curso de medicina, Maria Elena Lima Martins, Maycon Jorge Brandolim e pela gerente-geral do ensino presencial Cinthia Aparecida Rafael Jaillot, e integrou o Eixo 4 – Responsabilidade Social, voltado às experiências formativas com impacto comunitário.

A apresentação foi na modalidade pôster e abordou as ações do projeto de extensão Unipalhaços, criado em 2019. A proposta envolve acadêmicos do curso de medicina caracterizados como palhaços-doutores que atuam em hospitais da cidade, para promover momentos de acolhimento e descontração junto a pacientes, acompanhantes e profissionais. A iniciativa também desenvolve campanhas solidárias de arrecadação de itens essenciais, como cobertores, roupas e materiais de higiene, fortalecendo a cidadania e o envolvimento estudantil.

Segundo Cesar, “participar do CCPEM representando institucionalmente o curso de Medicina da Unipar e apresentar um projeto que une arte, empatia e extensão universitária foi uma experiência extremamente significativa. A valorização da humanização e da escuta ativa dentro da formação médica é algo urgente, e esse trabalho reflete muito bem esse compromisso”.

A coordenadora do curso de Medicina, professora Maria Elena Lima Martins, destacou a importância do projeto e da participação institucional. “O Unipalhaços traduz, com sensibilidade, o compromisso social da formação médica. É motivo de orgulho ver nossos estudantes e colaboradores levando essa proposta a eventos nacionais e contribuindo com uma medicina mais humana, próxima e ética.”

O congresso foi promovido pela Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) e reuniu estudantes, docentes, coordenadores e gestores de cursos de Medicina de todo o país. A edição de 2025 teve como tema central “Avaliação transformadora: potencializando o ensino e a aprendizagem”, que contou com palestras, rodas de conversa e apresentações científicas voltadas à inovação pedagógica e responsabilidade social na formação em saúde.