Curso de Engenharia Agronômica e Prefeitura de Guaíra fortalecem parceria em projeto de produção de mudas

Publicado em 6 de Outubro de 2025 às 18:04

Acordo entre universidade e município proporciona aprendizado prático aos alunos e beneficia pequenos produtores rurais com mudas de maracujá

O curso de Engenharia Agronômica da Universidade Paranaense (Unipar), campus de Guaíra, em parceria com a Prefeitura Municipal, desenvolve um Projeto De Extensão Universitária que alia ensino prático, pesquisa aplicada e apoio à agricultura local. A iniciativa, formalizada por meio de convênio, permite que os acadêmicos utilizem os espaços do Viveiro Municipal para aulas práticas, experimentos e projetos de extensão.

Segundo a coordenadora do curso, professora Vanda Zago Lupepsa, a parceria vem sendo construída desde a criação da graduação, em 2022. “Aqui em Guaíra temos uma parceria de longa data já em muitas áreas, seja na saúde, no direito. Mas, com a Agronomia, essa colaboração vem sendo costurada desde quando abrimos o curso. No ano passado, oficializamos por meio de um convênio entre a universidade e a prefeitura para utilização do viveiro”, explica.

No projeto mais recente, foram plantadas 1.414 mudas de maracujá amarelo, cultivadas por todos os alunos do curso sob supervisão de professores e técnicos da prefeitura. Cada estudante plantou 14 mudas, seguindo técnicas específicas, desde a potencialização das sementes até o preparo da mistura de terra, esterco e substrato, conforme as exigências técnicas da administração municipal.

As mudas, iniciadas em maio, foram distribuídas em setembro aos pequenos produtores rurais, já com cerca de 1,5 metro de altura. A ação contribui para a geração de renda adicional e fortalecimento da produção agrícola local.

Além das atividades de plantio, o projeto também envolve aulas práticas e experimentais no próprio viveiro. “O espaço é fundamental para o aprendizado. Ali o aluno sabe que pode desenvolver projetos, realizar experimentos e aplicar o que aprende em sala. Quando trabalhamos com aulas experimentais, eles vão a campo, preparam o solo, fazem adubação orgânica, analisam o crescimento e a germinação das plantas. É uma experiência interdisciplinar que envolve solo, fertilidade, adubação e espécies forrageiras”, detalha a coordenadora Vanda Zago.

Um dos exemplos foi a produção de canteiros experimentais com diferentes tipos de forrageiras (espécies vegetais cultivadas com o objetivo principal de alimentar animais de criação, a exemplo bovinos) como capim-braquiária e outras espécies. Os alunos acompanharam o processo de germinação, o crescimento e as diferenças entre as variedades, aplicando conhecimentos teóricos de várias disciplinas.

O viveiro também está integrado a uma reserva florestal municipal recentemente aberta à visitação, o que permite aos estudantes observarem e identificarem espécies nativas, ampliando o aprendizado nas áreas de paisagismo, reflorestamento e práticas florestais.

Atualmente, as atividades estão vinculadas ao Programa de Atividade Curricular de Extensão (PACEX), com destaque para o projeto das mudas de maracujá e as aulas práticas do segundo semestre, voltadas à experimentação agrícola e à pesquisa aplicada.

A parceria entre Unipar e Prefeitura de Guaíra segue em expansão. Com a construção de novas estufas no Viveiro Municipal por parte do Poder Público, os acadêmicos poderão produzir mudas de árvores e flores destinadas aos canteiros da cidade, reduzindo os custos de manutenção urbana e fortalecendo o aprendizado técnico em paisagismo e urbanização.

“A iniciativa representa um modelo de colaboração em que a universidade oferece conhecimento técnico e a prefeitura disponibiliza infraestrutura e material, gerando benefícios para os estudantes, produtores e para toda a comunidade”, conclui a professora Vanda.

*Imagens 1, 2 e 8: Prefeitura Municipal de Guaíra