Curso de Enfermagem realiza Cerimônia da Lâmpada

Publicado em 20 de Maio de 2022 às 09:27

Evento marca o Dia Internacional da Enfermagem e homenageia Nightingale; Fórum de Egressos também fez parte das comemorações

O curso de Enfermagem da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel, organizou evento especial para comemorar o Dia Internacional da Enfermagem, celebrado em 12 de maio, em homenagem à precursora da Enfermagem Moderna Florence Nightingale.

O evento contou com duas noites de programação. A primeira, com a 17ª edição do Fórum de Egressos, e, a segunda, com a realização da tradicional Cerimônia de Passagem da Lâmpada, inspirada na história da pioneira da Enfermagem, que fazia visitas aos soldados feridos em Guerra e levava uma lamparina para iluminar seus passos.

Segundo Nightingale, a Enfermagem é uma arte. Ela estava certa. E isso se faz notório nos detalhes, no cuidado ao ser humano, no compromisso, na responsabilidade, nas habilidades, mas, principalmente, na ciência.

Por falar em ciência, esse foi um dos temas de fala do Fórum, que recebeu como convidadas as ex-alunas Bruna Taís Zack, Edilene dos Santos Dias, Indiara Alves Teixeira e Samela Arieli Santos Moreira. Elas também discorreram sobre o processo de formação profissional, as perspectivas e experiências vivenciadas na profissão e o panorama do envelhecimento.

Outro momento aguardado foi a Passagem da Lâmpada, que remete ao compromisso dos futuros enfermeiros de manter acesa a chama da busca constante pelo conhecimento científico e a responsabilidade de acolher e cuidar do ser humano.

No ritual, os professores acenderam as lâmpadas dos formandos, que acenderam as lâmpadas dos alunos do 4º ano. Familiares dos acadêmicos prestigiaram e se emocionaram. Na cerimônia teve, ainda, a oferta dos instrumentos de trabalho do enfermeiro, homenagem aos pais e aos mestres, e a benção aos futuros profissionais.