Curso de Enfermagem participa do Congresso Brasileiro dos Conselhos

Publicado em 28 de Novembro de 2019 às 15:00

Professoras da Unipar apresentaram trabalhos sobre diversos assuntos seguindo a modalidade ‘comunicação coordenada’

Na busca por conhecimentos e troca de experiências, um grupo de professoras, enfermeiras e estudantes do curso de Enfermagem da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Guaíra, participou do 22º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCEnf), realizado em Foz do Iguaçu/Paraná (de 11 a 14/11).

Considerado o maior evento científico anual da Enfermagem e da área da saúde na América Latina, o evento abordou o tema ‘A formação e o exercício profissional na era tecnológica: impactos na Enfermagem’, tendo como eixos temáticos: Tecnologia, Cuidado e Cidadania; Ética, Legislação e Trabalho; e Políticas Públicas, Educação e Gestão.

Mais de cinco mil pessoas participaram, entre elas, palestrantes conceituados da área da saúde. Com intensa programação científica, construída em parceria com os Conselhos Regionais de Enfermagem, o Congresso contribuiu para fortalecimento da profissão, promovendo a difusão do conhecimento e o intercâmbio entre profissionais e entidades.

Na ocasião, as professoras apresentaram trabalhos na modalidade da comunicação coordenada, com os temas: Relato de Experiência: promoção da saúde mental no âmbito universitário; Refletindo sobre o papel do professor de enfermagem frente às inovações pedagógicas, e O estágio em uma unidade de pronto atendimento e sua importância durante a graduação em enfermagem.

Para a professora Marileisa Barbosa, o Congresso foi de suma importância para o reconhecimento de uma profissão que exige formação de qualidade, capaz de articular teoria e prática, e uma voz ativa da Enfermagem na construção de políticas públicas.

“Nós da academia precisamos estar inteiradas sobres as práticas inovadoras da Enfermagem, como as práticas integrativas de saúde, a espiritualidade, os cuidados paliativos e as práticas avançadas”, disse.