Curso de Enfermagem e CTA, em Toledo, realizam evento de prevenção de IST e combinada

Publicado em 14 de Maio de 2025 às 14:43

O evento teve como objetivo fornecer informações e orientações para a comunidade acadêmica sobre prevenção, diagnóstico e cuidados relacionados às ISTs

A Universidade Paranaense (Unipar), campus de Toledo, através do curso de Enfermagem, realizou um evento em parceria com o CTA/CISCOPAR (Centro de Testagem e Aconselhamento), sobre ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

O encontro teve como principal objetivo fornecer informações e orientações para a comunidade acadêmica sobre a prevenção, o diagnóstico e os cuidados relacionados às principais infecções e também ao HIV, abordando assuntos como PrEP e PEP (medicamentos utilizados antes de uma possível exposição ao vírus e após a exposição, respectivamente).

O evento reforça o compromisso da Universidade e do curso de Enfermagem, com o fortalecimento de uma cultura preventiva e na formação de cidadãos conscientes e comprometidos com o bem-estar coletivo.

De acordo com a Coordenadora do Curso, Sirlene Dela Torre, a falta de informação de qualidade ainda é um grande problema. “O avanço no tratamento e na prevenção do HIV tem sido significativo, mas a falta de informação e o estigma continuam sendo obstáculos para que muitas pessoas tenham acesso a cuidados adequados e possam viver com qualidade. Este evento é fundamental para quebrarmos barreiras e construirmos um ambiente de empatia, acolhimento e respeito”.

Ela destaca ainda como isso impacta a formação dos alunos: “é de extrema importância que nossos alunos, futuros profissionais de saúde, compreendam os aspectos clínicos, mas também a necessidade de tratarem a pessoa como um todo, respeitando suas condições emocionais, sociais e psicológicas”.

Ao todo, mais de 2.000 alunos participaram da palestra, disponibilizada para todos os acadêmicos do campus. Para o aluno Andrei da Silva Tristão, do 3º período de Agronomia, a palestra foi enriquecedora. “Como futuros profissionais, de todas as áreas, temos uma responsabilidade para contribuir com a mudança dessa realidade seja com conhecimento, apoio à educação e a prevenção. Esse evento contribuiu para que eu como futuro profissional, desenvolvesse uma visão mais holística e consciente, sendo sensível às questões sociais que impactam a vida das pessoas”.