Curso de Educação Física participa de evento Paradesportivo

Publicado em 16 de Setembro de 2022 às 09:50

Parceria busca fomentar o esporte e a atividade física a todos os públicos; foram mais de 100 atletas, em quatro modalidades

A 1ª edição dos Jogos Regionais Paradesportivos de Toledo contou com a parceria do curso de Educação Física da Universidade Paranaense – Unipar (em 10/9). Os alunos tiveram a oportunidade de atuação e vivência prática na área paradesportiva.

Mais de 100 atletas participaram das competições, nas modalidades de Bocha Paralímpica, Parabadminton, Paratletismo e Paraciclismo. Além das equipes de Toledo, o evento recebeu atletas de Cascavel, Santa Helena, Colorado, São Miguel do Iguaçu, Foz do Iguaçu e Ponta Grossa.

A unidade da Unipar também sediou os jogos nas modalidades de Bocha Paralímpica e Parabadminton. Já o Paratletismo, foi realizado no Estádio 14 de Dezembro e o Paracilcismo, no Parque do Povo – Luiz Cláudio Hoffmann.

À frente da organização esteve a Associação Correr Toledo, em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) e patrocínio da Itaipu Binacional.

“A participação dos alunos no evento é de suma importância para a formação profissional. Visto que, durante a graduação, os alunos participam da disciplina de educação física adaptada e inclusão social, a qual aborda a atuação do profissional junto a pessoas com deficiência e no esporte adaptado/paraolímpico”, lembra o coordenador do curso, professor Robson Recalcatti.

Para o docente, o evento possibilitou a observação da performance em tempo real dos atletas com deficiência visual, intelectual e física, evidenciando as adaptações necessárias para a prática esportiva, seguindo as singularidades de cada atleta.