Curso de Educação Física orienta para a prática esportiva adequada

Publicado em 25 de Fevereiro de 2022 às 13:53

Velocidade, força, resistência e agilidade são ganhos do exercício físico; movimente-se com a orientação de um profissional

Na estação mais quente do ano, a prática esportiva ao ar livre tem ativado cada vez mais pessoas. Nesse cenário, uma das modalidades esportivas que ganha destaque no Estado é o beach tennis, que além dos benefícios à saúde, é uma possibilidade de entretenimento e reunião de amigos.

Em Toledo cresce também a prática do vôlei de areia, futevôlei, corrida, ciclismo, natação e outras modalidades ao ar livre. Porém, não ficam de fora os treinos nas academias de musculação, funcional, crossfit, pilates, entre outras.

Incentivando à prática de atividade física e orientando para um bom resultado, o coordenador do curso de Educação Física, professor Robson Recalcatti, alerta que “qualquer prática esportiva deve ser realizada de forma correta e sem exageros, observando os componentes do exercício físico: frequência, intensidade e volume”.

O docente destaca que a escolha pelo esporte é uma decisão muito particular, sendo executado tanto no individual quanto no coletivo, unindo vida saudável e distração.

Em qualquer categoria, o objetivo é o mesmo, garantir capacidades físicas, como velocidade, força, resistência, agilidade e flexibilidade. Elas são responsáveis por melhorar o desempenho, flexibilidade e condição física do indivíduo. Contudo, fica a dica: “Antes de iniciar uma atividade física, procure orientações de um profissional de educação física”.