Curso de Direito promove Júri Simulado

Publicado em 2 de Dezembro de 2022 às 09:25

Atividade de pautou no livro ‘O caso dos exploradores de caverna’, de Lon L. Fuller; acadêmicos do 1º ano participaram

No mês de novembro, o curso de Direito da Universidade Paranaense – Unipar/Umuarama, realizou Júri Simulado baseado no livro ‘O caso dos exploradores de caverna’, de Lon L. Fuller. A atividade envolveu os acadêmicos do 1º ano e integra projeto de ensino ligado à disciplina de Teoria Geral do Direito Civil, de responsabilidade do professor Luís Irajá Nogueira de Sá Júnior.

Há mais de dez anos que os alunos ingressantes no Direito fazem esta atividade, a cada ano, pautados um livro diferente. A tradição deste evento faz com que as novas turmas se empenhem em superar as turmas anteriores, na oratória e exposição das doutrinas.

De acordo com o professor Irajá, a atividade é de suma importância no contexto ensino-aprendizagem, uma vez que possibilita aos participantes estudos complementares acerca da Teoria Geral do Direito Civil. “A leitura do livro exige do aluno reflexões sobre valores morais, positivismo jurídico, direito natural, direito objetivo, doutrina, jurisprudência, hermenêutica e fatos jurídicos. Desta forma, propomos estimular a leitura e interpretação de textos, o pensamento jurídico, aguçar a consciência crítica do aluno, iniciá-lo na prática de argumentação e oralidade para, a partir daí, provocar a curiosidade e, assim, despertá-los para a importância da pesquisa na construção do conhecimento”, expôs.

SOBRE O LIVRO

O livro foi inspirado em casos reais e traz como polêmica o homicídio seguido de canibalismo para sobrevivência. Os fatos narrados se passaram dentro de uma caverna onde os exploradores permaneceram presos por mais de vinte e cinco dias, até que a equipe de resgate desobstruísse a entrada da caverna. O suprimento de água e alimento era o bastante para apenas uma semana. O estado de desespero em virtude da possibilidade de morte por inanição e, a falta de esperança dos envolvidos em serem resgatados vivos, levaram os mesmos a decidir pela morte de um dos membros do grupo para que os demais sobrevivessem com o consumo de carne humana.

Este caso foi novamente julgado pelos alunos do primeiro e segundo períodos do curso de Direito. A turma A do noturno fez a acusação, defendendo a tese do direito positivo. A turma B do noturno defendeu os acusados e sustentou a tese do direito natural. A turma do diurno compôs o conselho de sentença (jurados).

RESULTADO DO JULGAMENTO PELO JÚRI POPULAR

Os réus foram absolvidos por quatro votos a três. Saiu-se vitoriosa a tese da defesa (Direito Natural). Esta é a segunda vez, depois da ocorrência de quatro julgamentos como este que os réus são absolvidos.