No encontro, foram debatidos temas como a acessibilidade no ambiente escolar e profissionais da educação na efetivação dos direitos previstos em lei
A Universidade Paranaense (Unipar), campus de Guaíra, realizou no dia 23 de outubro a roda de conversa interdisciplinar “Crianças com desenvolvimento atípico e seus direitos”, com a participação de estudantes e professores de diferentes áreas. A iniciativa, organizada pelo curso de Direito, teve como foco ampliar o diálogo sobre inclusão, diversidade e garantia legal de direitos a essas crianças.
Estiveram presentes as participantes Gabriella Cordeiro, Sorraylla Luana Antônio e Mayara Melissa Rocha, com contribuições das professoras Claudete Regina Cacilho Zilio e Elizabete Oliveira Ribeiro, que ampliaram o debate sobre políticas e práticas inclusivas. A mediação foi conduzida pela coordenadora Claudinéia Aparecida de Miranda.
No encontro, foram debatidos temas como a acessibilidade no ambiente escolar, a corresponsabilidade de famílias e profissionais da educação na efetivação dos direitos previstos em lei, além da importância da atuação conjunta entre cursos como Administração, Direito e Pedagogia para assegurar atendimento integral e humanizado.
Segundo a professora Claudinéia Aparecida de Miranda, a dinâmica permitiu sensibilizar os participantes quanto às realidades enfrentadas por esse público. “A roda de conversa proporcionou um momento de escuta ativa e empatia, permitindo que os participantes refletissem sobre os desafios enfrentados pelas crianças atípicas e as possibilidades de construir práticas mais inclusivas dentro e fora do ambiente escolar”, afirmou.