Curso de Biotecnologia Aplicada à Agricultura forma mais duas doutoras

Publicado em 12 de Abril de 2017 às 16:00

Reconhecida há anos pela excelência em cursos de graduação, de especialização e de mestrado, a Universidade Paranaense – Unipar também passa a se destacar no doutorado. Há dois anos, oferece em duas áreas: Ciência Animal e Biotecnologia aplicada à Agricultura; ambos são recomendados pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) com bom conceito.

E os primeiros doutores em Biotecnologia Aplicada à Agricultura comemoram o título. Já são quatro: Damião do Nascimento e Elaine Yae Yamashita defenderam tese no final do ano passado e Graciela Faria e Carolina Lermen, no início deste.

Graciela apresentou a pesquisa ‘Crescimento Micelial e Bioacumulação de Lítio por Basidiomicetos’, orientada pela professora Giani Colauto [pesquisadora da Unipar]; Caroline defendeu a tese ‘Respostas da Inoculação de Fungos Micorrízicos Arbusculares nas Plantas Medicinais Lippia alba e Cymbopogon citratus’, orientada pelo professor Odair Alberton [pesquisador da Unipar].

Segundo Alberton, ter a primeira orientanda de doutorado defendendo a tese foi uma sensação de dever cumprido. “Poder contribuir com a sociedade, ver a alegria da aluna realizando um sonho me motivam a continuar orientando, a continuar pesquisando com o objetivo de melhorar cada vez mais nossa qualidade de vida”, orgulha-se.

Sua orientanda, Caroline Lermen, garante que a conclusão do doutorado a instiga a continuar os estudos. “A sensação é maravilhosa! É de dever cumprido e, ao mesmo tempo, é estímulo para continuar na pesquisa; só tenho a agradecer a Unipar pela oportunidade e pelo orientador competente e dedicado que tive o prazer de conviver e aprender muito”, declara a doutora, que também cursou mestrado na Unipar.

O Programa de Mestrado e Doutorado em Biotecnologia Aplicada à Agricultura, iniciado desde 2006 sob a coordenação do professor Nelson Colauto, já formou mais de 90 mestres e agora tem seus primeiros doutores titulados. [Neste ano, mais dois defendem tese.]  “São pesquisadores que irão atuar em nossa região e afora, atendendo às necessidades de formação de qualidade em nossa região; é a efetivação de um trabalho sólido e bem estruturado, que teve início com o mestrado e se mantém até hoje no doutorado”, pontua o coordenador.  

Para ele, a implantação deste doutorado, com uma primeira turma com grande potencial para a pesquisa, é um momento único na história da Unipar: “É um dos primeiros doutorados da região, uma conquista que somente foi possível devido ao apoio da Instituição nos projetos de qualidade que reforçam a missão da Unipar de formar profissionais competentes e dedicados para a sociedade”, salienta Colauto.