Curso de Arquitetura marca presença em evento em Curitiba

Publicado em 27 de Outubro de 2022 às 09:11

Encontro teceu diagnóstico sobre a qualidade do ensino das graduações ofertadas no Paraná

Neste mês, o curso de Arquitetura e Urbanismo participou das discussões do 9° Fórum de Coordenadores de Arquitetura e Urbanismo do Paraná, realizado em Curitiba, pela CEF (Comissão de Ensino e Formação) do CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo). O evento aconteceu na sede do Conselho, reunindo coordenadores de instituições de ensino superior do Estado e representantes.

Em nome do curso da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Toledo, esteve presente a professora Cinthia Thiesen. O evento debateu a qualidade das graduações do Estado, avaliando diversas questões relativas ao ensino e à formação dos novos profissionais, como TFG, estágios, horas complementares, horas de extensão.

Uma das palestras foi com a conselheira do CAU Brasil, eleita pelo Ceará, Cláudia Salles, que falou sobre a decolonialidade do ensino em Arquitetura e Urbanismo. Outra convidada para ministrar no encontro foi a arquiteta e urbanista Glória Cabral.

Também foi assunto o ensino integralmente na modalidade EAD, e o não registro profissional de estudantes egressos de graduações em cursos com mais de 40% das disciplinas ministradas à distância.

“Essas discussões são essenciais para conhecermos a realidade de outras instituições e também dar nossa opinião ao Conselho, para que criem regras/normas de padronizações de formas pontuais”, disse a docente.

O presidente do CAU/PR, Milton Zanelatto, abriu o evento de forma remota, já que participava presencialmente do Fórum de Presidentes, em Salvador.