Curso de Arquitetura fará a revitalização no Portal da Av. Cirne Lima, em Toledo

Publicado em 16 de Setembro de 2022 às 11:49

Os autores do projeto selecionado são os alunos Alan Gomes, Emanuelle Zanette, Mylena Richartz e Vitor Fenner

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paranaense – Unipar está em festa. Os acadêmicos foram convidados a participar de concurso lançado pela prefeitura de Toledo para a revitalização de uma das principais entradas do município, a Avenida Ministro Cirne Lima, no acesso ao parque linear do Arroio Marreco.

O convênio foi firmado entre a Secretaria de Planejamento, Habitação e Urbanismo e o colegiado de Arquitetura e Urbanismo. Ao todo, 18 grupos participaram. O projeto vencedor foi apresentado pelos alunos do 4º ano: Alan Gomes, Emanuelle Zanette, Mylena Richartz e Vitor Fenner.

A professora Cinthia Thiesen Otani supervisionou os trabalhos: “Foi fantástico. Foram inúmeras propostas excelentes, cheias de ideias e conceitos. Poder participar de um concurso Municipal agrega muito na vida acadêmica e futura vida profissional, pois ali é onde experimentam a vida real, aplicando o conhecimento adquirido na universidade e também fora dela. Este tipo de atividade alinha teoria e prática, e é muito válido para todos os envolvidos”.

O grupo explica que a ideia do projeto foi contemplar algo que fosse inovador e diferente do habitual. “Tratando-se de um portal de entrada de uma cidade, ousamos na proposta, claro, mantendo a essência do nosso município”, disse Alan.

Para o acadêmico, ter a chance de participar do concurso, foi gratificante: “O concurso reuniu tantas mentes incríveis e, após passarmos por várias apresentações e entregas, quando tivemos a confirmação de que o nosso projeto era o vencedor, foi uma mistura de sensações. Uma enorme alegria, um sentimento de gratidão e também de dever cumprido; foram muitas noites que nosso grupo se reuniu para trabalhar e a confirmação de que todo esforço e dedicação não foram em vão”.

A proposta

O concurso ressaltou os três pilares que norteiam o município: a água, o agronegócio e a indústria – características marcantes de Toledo e que foram integradas por meio de uma mistura de curvas e linhas puras que expressam minimalismo, harmonia e modernidade. O projeto contempla ainda um totem alusivo aos 70 anos de emancipação político-administrativa do município.