Curso de Arquitetura e Urbanismo recebe presidente do Conselho

Publicado em 9 de Novembro de 2023 às 10:35

Milton Zanelatto informou sobre o papel do CAU, tirou dúvidas dos estudantes e colocou o Conselho à disposição dos futuros membros

O CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) esteve na Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel, há poucos dias, no intuito de conversar com os acadêmicos e criar um laço para a vida profissional. O presidente do CAU, Milton Zanelatto, apresentou os projetos idealizados pelo Conselho, explicou como funciona o processo de ter o registro profissional, questões de legislação e código de ética.

“Aprende-se muito na graduação e quando sai é hora de colocar em prática o que aprendeu. Estamos satisfeitos pela parceria que temos construído com a Unipar e queremos ampliar as ações do Conselho junto à Instituição. Temos eventos específicos para coordenadores de cursos, concurso de TFG”, destaca o presidente, e anuncia que, os alunos que queiram se inscrever para essa seletiva, tem uma premiação em dinheiro.

Também defende que o CAU foi uma luta histórica extremamente necessária: “Precisávamos de um Conselho próprio para que as pautas da Arquitetura estivessem em prioridade de debate. Com a criação do CAU, a gente pode discutir patrimônio histórico, habitação intersocial, planos diretores e a função social dos profissionais. Conseguimos avançar nessa luta da categoria, de um mercado mais sólido e uma classe mais unida”.

Zanelatto salienta, ainda, que um reflexo direto é a participação institucional da marcha dos prefeitos, para conscientizar da importância de ter arquitetos como servidores públicos, dos institutos de planejamento para pensar melhor as cidades e dar uma qualidade de vida melhor.

O evento contou com a presença do conselheiro federal, Nestor Dalmina, e do assessor do CAU, André Gabineo. Os profissionais apontam que o Paraná tem o 4º maior Conselho de Arquitetura, com 15 mil inscritos ativos, atrás de São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas