Atividade envolveu produção de lanches saudáveis e aprendizado sobre alimentação equilibrada.
Alunos do Centro de Educação Infantil (CEI) Israel, de Francisco Beltrão, participaram, na semana passada, de uma visita à Clínica Escola de Nutrição e ao Laboratório de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) do curso de Nutrição da Universidade Paranaense (Unipar), no campus de Francisco Beltrão.
Acompanhados pelas professoras, os pequeninos foram recebidos por acadêmicas do último ano do curso de Nutrição e pela nutricionista e professora Ediane Pissaia. Durante a atividade, as crianças produziram lanches saudáveis e aprenderam sobre a importância da alimentação equilibrada. Elas também foram estimuladas a participar do preparo das receitas e, ao final, degustaram as próprias criações.
A coordenadora do curso de Nutrição, professora Indiomara Baratto, destacou que a primeira infância é marcada por descobertas e aprendizagens fundamentais ao desenvolvimento cognitivo, físico, intelectual e social. “Envolver as crianças em atividades de produção de alimentos é uma forma de fazer com que compreendam a
importância de consumir alimentos mais naturais e menos processados. Cozinhar possibilita o desenvolvimento de diversas habilidades ao mesmo tempo, como matemática, ciências, linguagem, motricidade, criatividade, raciocínio lógico e competências sociais”, explicou.
Indiomara também chamou atenção para a obesidade infantil, considerada um dos principais problemas de saúde pública da atualidade. Segundo ela, dados nacionais apontam que 9,4% das meninas e 12,4% dos meninos no Brasil são obesos. “Existe uma necessidade urgente de educar as crianças para que estejam aptas a fazer escolhas mais saudáveis, garantindo um futuro com menos riscos de doenças relacionadas ao estado nutricional.”