Covid-19: Enfermagem participa de treinamento na luta contra a doença

Publicado em 28 de Abril de 2020 às 15:00

Grupo recebeu instruções sobre paramentação, manuseio dos equipamentos e técnica de intubação de pacientes

O curso de Enfermagem da Universidade Paranaense esteve presente no treinamento para os profissionais de saúde que prestam assistência a casos suspeitos de coronavírus. A capacitação foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde de Guaíra em parceria com a Unipar. A coordenação do curso disponibilizou um manequim de intubação para a atividade prática dos participantes.

O treinamento tem como principal objetivo fornecer orientações aos profissionais da área, que servirão de multiplicadores para outros que atuam na UPA (Unidade de Pronto Atendimento), hospital municipal e rede de atenção básica à saúde.

O grupo recebeu instruções sobre paramentação adequada para abordagem do paciente com suspeita de Covid-19, manuseio dos equipamentos, como respirador e bomba de infusão, que são fundamentais na assistência ao paciente, e sobre a técnica de intubação com sistema fechado.

O treinamento foi ministrado pelos ex-alunos da Unipar, enfermeiro Jonifer Rafael Molina e o médico Luiz Rogério, que integra a equipe da UPA de Guaíra. “Vamos treinar todos que estão na linha de frente do atendimento”, disse o enfermeiro Jonifer, agradecendo o apoio recebido da Unipar. “A Universidade sempre foi parceira em nossos treinamentos”.

“Essas parcerias são de grande valia para ambas as partes, pois é uma oportunidade que temos de ajudar a população, principalmente nesse momento de tanta instabilidade. E esse união é de extrema importância na capacitação dos profissionais envolvidos”, ressaltou a coordenadora do curso de Enfermagem, professora Daniele Garcia de Almeida Silva.