Coordenador de Pedagogia abre Fórum Intermunicipal de Educação de Guaíra

Publicado em 10 de Agosto de 2020 às 16:00

Em palestra, o professor Ricardo Skolmovski abordou práticas pedagógicas refletidas na música brasileira

O coordenador do curso de Pedagogia da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Guaíra, professor Ricardo Skolmovski, foi convidado para ministrar a palestra de abertura do 3º Fórum Intermunicipal de Educação de Guaíra, que aconteceu entre os dias 28 e 29 de julho.

O evento, que foi prestigiado pelo prefeito do município, Heraldo Trento, seguiu o eixo temático ‘Educação inovadora: novos tempos, novas atitudes’; em ambiente on-line, obteve a adesão de cerca de mil professores, de diversos municípios da região.

Desde à primeira edição, a Unipar é parceira da Prefeitura na realização do Congresso, que é anual e pontua entre os mais importantes da agenda da Secretaria Municipal de Educação.

Em seu discurso, Trento agradeceu o apoio da Universidade: “Desde que chegou a Guaíra, a Unipar tem sido uma grande parceira do nosso município em todas as ações pedagógicas; isso é fundamental para o bom andamento dos projetos voltados a qualificação dos nossos professores e, consequentemente, promover uma melhor estruturação da nossa educação”.

“Temos a grata satisfação de participar deste evento que congrega educadores de vários municípios da região”, afirmou o professor da Unipar, ao iniciar sua palestra, pautada no tema ‘Educação e mudança: a prática pedagógica refletida na música brasileira’.

De uma forma dinâmica e bem-humorada, Skolmovski interpretou diferentes músicas e suas letras, contrastando-as com a realidade educacional em meio à pandemia. Segundo ele, o Congresso atingiu os objetivos.

“Foi uma importante oportunidade para dialogarmos sobre as práticas pedagógicas realizadas em um momento tão distinto como o que estamos vivendo; unidos, mesmo que pelas redes sociais, conseguimos refletir sobre nossas experiências, vislumbrando as novidades na esfera dos processos de ensino/aprendizagem”.

A graduação em Pedagogia, na modalidade licenciatura, é oferecido pela Unipar em Guaíra desde 1998. A alta demanda de professores que almejavam formação em nível superior motivou a Instituição a criar o curso. “Nesses mais de 20 anos de efetivo trabalho, o curso se renova a cada turma e se consagra como sendo o mais competente da região na formação de pedagogos, o que se evidencia pelos altos índices de empregabilidade de seus egressos”, destaca o coordenador, explicando por que é tão valorizado pela comunidade.