Controle Populacional de cães e gatos se destaca entre os projetos de extensão da Unipar

Publicado em 5 de Dezembro de 2023 às 11:47

Integrado ao curso de Medicina Veterinária, projeto beneficia Umuarama e região

O projeto de extensão Controle populacional de cães e gatos de Umuarama e região é um dos mais importantes do curso de Medicina Veterinária da Universidade Paranaense – Unipar, e está sob a responsabilidade dos professores Ana Maria Quessada, Adrielly Dissenha e Salviano Tramontin Bellettini.

O objetivo é promover a castração de animais carentes da região de Umuarama, e proporcionar treinamento para estudantes em procedimentos clínicos, cirúrgicos e anestésicos utilizados em cães e gatos.

No aspecto social, o projeto atende tutores de cães e gatos que estão em situação de vulnerabilidade econômica, prestando um serviço à comunidade em benefício à saúde única, além de preservar o meio ambiente de animais errantes.

Na vertente do ensino, os acadêmicos de todas as séries têm oportunidade de participar de atividades práticas interdisciplinares, que incluem, por exemplo, o preparo dos animais para os procedimentos cirúrgicos, ensinando aos estudantes também a parte de enfermagem (acesso venoso e manobras de antissepsia).

O treinamento abrange, ainda, exames clínicos e laboratoriais com interpretação de exames, procedimentos anestésicos como intubação e monitoração de parâmetros e procedimentos cirúrgicos.

Desta forma, o projeto é muito importante para a comunidade e para o futuro profissional médico veterinário, representando uma oportunidade única de aprendizado e treinamento.

Última atualização em 5 de Dezembro de 2023 às 11:48