Contabilidade: Palestra enaltece habilidades que levam ao sucesso na profissão

Publicado em 3 de Maio de 2024 às 09:19

O contador e filósofo Laudelino Jochem veio da capital para compartilhar sua vasta experiência com alunos da graduação

A Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel, teve a honra de receber um convidado especial, o contador e filósofo Laudelino Jochem, de Curitiba. O profissional ministrou palestra para o curso de Ciências Contábeis, intitulada Rumo ao sucesso na contabilidade: estratégias de um empresário contábil.

Jochem é autor da obra O segredo dos vencedores, assim, mencionou seus estudos, trajetória, erros e acertos. Em sua fala, enfatizou habilidades essenciais a serem adquiridas ao longo da jornada acadêmica para que os futuros profissionais possam se destacar no mercado, entre elas atitude, dedicação e persistência.

Segundo o profissional, tais habilidades estão presentes em todos os perfis de pessoas que a sociedade reconhece como vitoriosas, não necessariamente por terem ganho dinheiro. Dos perfis analisados, citou Madre Teresa de Calcutá, que nunca pensou em acumular bens, e outros atletas que ganharam muitos prêmios, mas esse fator não lhes rendeu necessariamente recursos financeiros.

“O intuito é que eles possam entender que esse sucesso, que tanto se procura, está dentro de nós e, às vezes, vamos procurar distante”, frisou. Também analisou o perfil de pessoas que conseguiram alguns voos, mas ficaram pelo caminho: “Eles não conseguiam ter a persistência e acabaram fracassando. Por isso, a importância de olhar estrategicamente para o mercado, pois não basta somente se qualificar profissionalmente, mas é preciso ter um equilíbrio emocional para atender as pessoas, saber conversar e aceitar críticas, pois o consumidor fala para você e temos que olhar de forma a evoluir”.

Ainda, compartilhou o aprendizado da filosofia. “Quando a gente fala de Aristóteles, ele descobriu que excelência não é algo que a gente faz uma vez, mas se reiteradas vezes o fizer, se tornará um hábito”, reforçou.