Concurso Charrete encerra Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo

Publicado em 9 de Novembro de 2022 às 10:10

Evento é tradicional no curso e propõe criar um projeto arquitetônico durante a madrugada

Dias intensos de palestras, visita técnica, mesa redonda e concurso Charrete. Assim foi a Semana Acadêmica do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel. O evento também apresentou show da banda Arquétipos, formada por acadêmicos da graduação.

A programação contou com a experiência de grandes profissionais, entre arquitetos e engenheiros civis. Egresso da Unipar, o arquiteto Mauricio Rezende compartilhou sua trajetória acadêmica e profissional, atuando há 17 anos na área de projetos arquitetônicos e interiores. Também apresentou alguns trabalhos realizados.

O profissional frisou que ter cliente é difícil e fidelizar é mais. “O desafio diário é projetar algo novo, realizar o sonho do cliente”. E aconselhou: “Usem as informações com os professores, sejam curiosos e aproveitem essa bagagem”.

Em palestras, os arquitetos abordaram diversos assuntos: ‘Inovação, Cliques e Lucros’, com Thiago Martins, ‘A construção de Cascavel PR – da formação do pouso às ressonâncias das propostas urbanísticas de Jaime Lerner até 1989’, com Lissandra Gil, ‘Conexão – o que falta para alcançar o sucesso na arquitetura?’, com Aline Silveira, e ‘A profissão do arquiteto e urbanista’, com Luiz Caron.

E teve, ainda, a presença do engenheiro Pablo Lazarini, com a temática ‘Compatibilizar como estratégia de viabilidade econômica de projetos de arquitetura’.

Um dos momentos de descontração e também muito aprendizado foi o Cine Arq – Esboços de Frank Gehry, com direito à mesa redonda. Professores teceram suas reflexões. Outro momento de interação foi a visita das turmas à Portobello Shop, onde conheceram toda a linha de porcelanatos e revestimentos cerâmicos.

As atividades encerraram com o lançamento da Charrete. Todos os anos, o desafio de criar um projeto arquitetônico em 10h, durante a madrugada é lançado aos alunos. A coordenadora do curso, professora Deborah Paciornik, apresentou a proposta: transformar o mezanino da Universidade. O melhor projeto foi da equipe Atena.