Colação de grau do campus em Francisco Beltrão reúne 390 formandos de 12 cursos

Publicado em 13 de Fevereiro de 2026 às 08:49

A cerimônia foi marcada por relatos de esforço, conquistas e despedidas

A Universidade Paranaense (Unipar), campus em Francisco Beltrão, realizou na quinta-feira (5) a colação de grau de 390 acadêmicos, em cerimônia no Marabá Centro de Eventos. O evento ocorreu em três momentos ao longo do dia e reuniu formandos de 12 cursos de graduação.

Pela manhã, colaram grau 132 acadêmicos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Educação Física, Engenharia Civil, Enfermagem, Nutrição e Odontologia. No período da tarde, participaram da cerimônia 127 formandos de Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências Contábeis e Direito. À noite, concluíram a cerimônia 135 alunos dos cursos de Estética e Cosmética, Farmácia e Psicologia.

A solenidade foi presidida pelo diretor-geral do campus de Francisco Beltrão, professor Claudemir José de Souza, e contou com a presença de representantes da 8ª Regional de Saúde, do Núcleo Regional de Educação e da Prefeitura Municipal, representada pela vice-prefeita Lurdinha Bertani.

Entre os formandos, a bacharel em Educação Física Cleomara da Silva Chaves, natural de Curitiba, destacou o significado da graduação. “O curso de Educação Física, hoje, a colação de grau, representa toda a minha história. Eu venho de uma família de seis irmãos e sou a primeira a me formar e ter uma graduação”. Ela afirmou que se mudou para a região para estudar e fixou residência em Francisco Beltrão em busca de oportunidades profissionais. “Comecei atuando como auxiliar de personal trainer e fui crescendo dentro da área. Atualmente, trabalho como personal trainer”.

Segundo a formanda, os planos incluem a continuidade dos estudos. “Pretendo fazer pós-graduação e mestrado, porque o mercado de trabalho está sempre se atualizando e a gente precisa acompanhar”. Sobre a despedida, acrescentou: “fica o coração apertado, porque sou muito apegada. Tenho grande reconhecimento pelos professores e sou muito grata a todos. Ainda busco eles quando tenho dúvidas ou surgem oportunidades de trabalho”.

A formanda Vitória Albonico Mendes, de 22 anos, natural de Saudade do Iguaçu, concluiu o curso de Odontologia e também mencionou o impacto do encerramento da graduação. “A parte mais triste é deixar os amigos e os professores, principalmente porque cada um é de uma cidade diferente”. Ela informou que pretende atuar inicialmente como clínica geral e, posteriormente, buscar especialização em cirurgia bucomaxilofacial. “É doloroso, mas sabemos que todo mundo está feliz por estar se formando”.

Durante a cerimônia, a vice-prefeita Lurdinha Bertani abordou os desafios relacionados ao avanço tecnológico e ressaltou a importância da valorização do conhecimento humano. “A inteligência humana tem que ser superior. Não é somente a inteligência artificial que precisamos cuidar e desenvolver, mas pensar na humanidade, pensar no outro como ser humano”, afirmou. “Precisamos manter nossa humanidade, valorizar nosso conhecimento e continuar a socializar”.

O diretor-geral Claudemir José de Souza destacou as trajetórias dos formandos e o significado da conquista. “Este espaço está cheio de algo que não aparece no diploma, não cabe na beca e não se mede em créditos ou horas-aula: está cheio de história”. Segundo ele, o momento simboliza o esforço ao longo da formação acadêmica. “Só entende o peso deste momento quem sabe que nem sempre foi fácil. Só valoriza o agora quem lembra do antes”. Ele acrescentou que as dificuldades enfrentadas durante o curso dão sentido à conquista. “Cada noite mal dormida, cada prova difícil, cada trabalho entregue no limite do prazo encontra sentido aqui. Vocês encontraram sentido em continuar”.