Campus de Francisco Beltrão terá estrutura completa e cerca de 500 atendimentos mensais supervisionados por docentes
A partir de fevereiro do próximo ano, a Clínica Escola do curso de Fisioterapia da Universidade Paranaense (Unipar), campus de Francisco Beltrão, dará início aos atendimentos clínicos para a comunidade. Atualmente, o curso conta com quatro turmas em andamento, que já utilizam o espaço como laboratório no período noturno. A previsão é de que a primeira turma de fisioterapeutas se forme no final de 2026.
A expectativa é de que sejam realizados cerca de 500 atendimentos por mês, beneficiando a população de Francisco Beltrão e região. Segundo a coordenadora do curso, professora doutora Indiomara Baratto, a estrutura está pronta para entrar em funcionamento e que o curso está empenhado em atender as necessidades dos que que desejam se tornar fisioterapeutas. “O curso de Fisioterapia da Unipar formará profissionais preparados para atuar nos diversos níveis de atenção à saúde: promoção, prevenção, tratamento e reabilitação. A instituição conta com um corpo docente altamente qualificado, formado por professores especialistas, mestres e doutores, experientes na área da Fisioterapia. Hoje, temos uma estrutura completa para proporcionar todo o conforto necessário aos alunos e permitir a vivência essencial para sua atuação no mercado de trabalho.”
De acordo com a professora, a Clínica Escola iniciará os atendimentos voltados tanto à comunidade interna quanto externa da Unipar. O objetivo é promover a saúde, a qualidade de vida, além de atuar na prevenção e no tratamento de doenças e na reabilitação. Os atendimentos serão realizados por acadêmicos em estágio curricular, sempre sob a supervisão de um professor fisioterapeuta.
A clínica contará com uma infraestrutura moderna, incluindo ambientes amplos e consultórios bem equipados para diferentes modalidades de atendimento. Além disso, a Unipar dispõe de uma piscina, que permitirá intervenções com base em avaliações e diagnósticos individualizados, ampliando as possibilidades de reabilitação e cuidado com os pacientes.