Clínica de Nutrição da Unipar de Francisco Beltrão passa a oferecer teleatendimentos

Publicado em 25 de Abril de 2025 às 11:09

Tecnologia amplia acesso a serviços nutricionais da universidade

A Clínica de Nutrição da Universidade Paranaense (Unipar), campus de Francisco Beltrão, iniciou em 2025 um novo formato de atendimento, alinhado às tendências do setor e às inovações tecnológicas da área da saúde. A partir deste ano, além dos atendimentos presenciais já oferecidos à comunidade interna e externa da universidade, a clínica passa a disponibilizar também o serviço de Telenutrição, modalidade que utiliza Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para a prestação de serviços nutricionais a distância.

O novo formato tem como objetivo ampliar o acesso da população à assistência nutricional, sem abrir mão da qualidade e da segurança no atendimento. A Telenutrição está inserida no contexto da Telessaúde, regulamentada pela Lei nº 14.510, de 27 de dezembro de 2022, e permite a realização de consultas por meio de textos, áudios, imagens e outras ferramentas digitais de forma segura e ética. “Podemos entender Telenutrição como sendo uma modalidade de atendimento que se refere à prestação de serviços realizada exclusivamente por nutricionista por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), com finalidade de promover assistência nutricional, educação, pesquisa, gestão e promoção da saúde, com base nos preceitos éticos e bioéticos da profissão”, comenta a professora doutora Indiomara Baratto, coordenadora do curso.

Os atendimentos são realizados por acadêmicos do curso de Nutrição em estágio curricular, com supervisão da nutricionista responsável técnica, Jéssica Quoos, e de professores da Clínica Escola. A proposta é formar profissionais capacitados e atualizados com as demandas contemporâneas da profissão, unindo conhecimento técnico e experiência prática.

Segundo o Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), a regra básica para exercer a Telenutrição é a busca por um processo de trabalho que mais se assemelhe ao presencial, e hoje isso já é uma realidade na Clínica Escola de Nutrição da Unipar.

A coordenadora do curso destaca ainda que a estrutura da clínica foi preparada para as diferentes modalidades de atendimento. “Além dos consultórios físicos, o espaço conta com um laboratório de Educação Nutricional, onde são realizadas oficinas práticas e intervenções voltadas ao atendimento individualizado”, pontua Indionara. A clínica também oferece o exame de bioimpedância, que permite avaliar a composição corporal (como gordura, massa magra e água) de forma precisa, auxiliando no acompanhamento de pacientes em reeducação alimentar, ganho ou perda de peso e prática de atividades físicas.

A Clínica de Nutrição da Unipar atende gestantes, crianças, adolescentes, adultos e idosos, com foco na promoção da saúde, na qualidade de vida e na prevenção e tratamento de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, hipertensão, obesidade e câncer, entre outras patologias específicas. Também são realizadas parcerias com instituições como a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), garantindo atendimentos gratuitos e individualizados. “O atendimento individual é voltado a quem procura orientação para incorporar hábitos alimentares saudáveis no emagrecimento, no ganho de peso, na modificação da composição corporal ou para tratar doenças crônicas”, afirma Indiomara.

Os agendamentos podem ser feitos diretamente na clínica ou pelo telefone (46) 3520-2808. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.