Clínica de Nutrição atendeu 300 novos pacientes em 2022

Publicado em 19 de Dezembro de 2022 às 09:07

São atendimentos voltados à comunidade de Francisco Beltrão e região e que oportunizam prática profissional aos acadêmicos

A Clínica de Nutrição da Universidade Paranaense – Unipar/ Francisco Beltrão encerrou os atendimentos de 2022. Segundo a coordenadora do curso de Nutrição, professora Indiomara Baratto, foi um ano proveitoso tanto para os pacientes como para os acadêmicos, que puderam colocar em prática o aprendizado. A clínica atendeu 300 novos pacientes neste ano, sem contar os que já eram atendidos em anos anteriores.

De acordo com ela, foram atendidas pessoas de todas as faixas etárias, com e sem patologias, de Francisco Beltrão e também da região. “Estamos muito felizes e satisfeitos com a procura pelo atendimento nutricional aqui na clínica, para o ano de 2023 vamos ter um novo consultório funcionando para podermos dar continuidade ao trabalho de forma mais ágil e reduzir a lista de espera de pacientes”.

A Clínica de Nutrição da Unipar faz atendimentos voltados à comunidade de Francisco Beltrão e região, visando a promoção da saúde, qualidade de vida, prevenção e o tratamento de doenças. São atendidas gestantes, bebês, crianças, adolescentes, adultos, idosos e também atletas de diferentes modalidades.

O atendimento é individual e voltado a quem procura orientação para incorporar hábitos alimentares saudáveis no emagrecimento, no ganho de peso, na modificação da composição corporal ou tratar doenças crônicas não transmissíveis como diabetes, hipertensão, câncer, síndrome pós-covid, obesidade e outras patologias específicas. Já o atendimento voltado aos atletas, visa melhorar a performance e o desempenho físico, evitar fadiga precoce, tornar o indivíduo mais competitivo e prepara-los para futuras competições.

Atletas de Karatê

A Clínica de Nutrição prestou atendimento neste ano às atletas de karatê, Beatriz Gonçalves e Bianca Capra, de Francisco Beltrão. A professora contou que elas são parceiras do curso de Nutrição desde 2021, sendo acompanhadas de forma gratuita.

“A nutrição pode tornar os atletas mais competitivos, Beatriz e Bianca estiveram presentes em competições durante o ano, trazendo medalhas para a cidade, são meninas dedicadas, que treinam diariamente e seguem uma rotina alimentar apropriada. Estamos super orgulhosos do caminho que elas estão construindo”.

Ela reforça que a nutrição possibilita inúmeras vantagens para os praticantes de exercícios físicos, pois uma orientação especializada ajuda o atleta a estabelecer hábitos e em longo prazo gerenciar melhor seu condicionamento físico, retardar a fadiga durante a atividade, evitar lesões, melhorar a competitividade e ser mais ágil. A nutrição ainda garante fornecimento de macros e micronutrientes na quantidade adequada, melhora a performance física e acelera a recuperação muscular.