Clínica de Fisioterapia realiza aproximadamente 1600 atendimentos ao mês no campus em Toledo

Publicado em 11 de Dezembro de 2025 às 18:48

Pacientes encaminhados do SUS recebem atendimento fisioterapêutico individualizado, de 2 a 3 vezes por semana, sendo realizados de segunda-feira à sexta-feira

Desde 2003, a Universidade Paranaense (Unipar), em Toledo, presta atendimento fisioterapêutico para a comunidade toledana, por meio da Clínica de Fisioterapia, em atual funcionamento no campus II.

Em média, são realizados 1.600 atendimentos mensais no local, todos, via Sistema Único de Saúde. “A Clínica funciona de fevereiro a dezembro, durante os três turnos, propiciando um atendimento de qualidade à comunidade e demonstrando o compromisso, a preocupação e a responsabilidade que a Unipar tem com a comunidade local”, destaca a Coordenadora do Curso, Dora de Castro A. Segura.

Todos os atendimentos são realizados por alunos dos anos concluintes, acompanhados por professores fisioterapeutas, especialistas em todas as áreas de atuação profissional. “Promovemos a oportunidade de o aluno aprender na prática o exercício da profissão, nas diversas áreas de habilidades, como neurologia, pediatria, geriatria, oncologia, cardiologia, pneumologia, ortopedia, ginecologia, obstetrícia, entre outras”, explica Dora Segura.

O curso possui um slogan “Fisioterapia: a profissão que transforma vidas”, frase confirmada pelo paciente Ronaldo Scarioti, que conta com os serviços da instituição mesmo antes da abertura da Clínica. “Eu sofri um acidente de trabalho em 1994 e fraturei a cervical C4 e C5, me tornando um paciente tetraplégico. Antes da Clínica ser inaugurada, em 2003, eu já era atendido a domicílio pelos alunos e, após a inauguração, eu passei a vir para cá”.

Ele conta que teve muitos progressos ao longo dos anos, como conseguir ficar sentado, além de ter recuperado o movimento de abrir e fechas os braços e ter fortalecido os pulmões. “Se não fosse a fisioterapia, hoje meu corpo estaria muito mais atrofiado”, afirma.

Além de atendimentos na modalidade convencional, a Clínica conta com fisioterapia aquática, em uma piscina adaptada e aquecida. Cada paciente é atendido de 2 a 3 vezes na semana, conforme a necessidade individual, com protocolos personalizados para o caso, e que duram em torno de 1 hora.