Cipa Unipar organiza treinamento para princípio de incêndio

Publicado em 28 de Abril de 2023 às 12:52

Capacitação foi realizada pelo Corpo de Bombeiros de Umuarama, com a condução do Tenente Thiago

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA) e a Diretoria Executiva de Gestão das Relações Trabalhistas (DEGRT) da Universidade Paranaense – Unipar, promoveu no último dia 24, um treinamento para princípio de incêndio, em uma parceria com o Corpo de Bombeiros de Umuarama. Foram designados colaboradores de todos os departamentos da Instituição para participar.

A capacitação foi conduzida pelo Tenente Thiago, que trouxe para o treinamento, caminhão, ambulância e caminhonete da corporação. Ainda estiveram presentes, da guarnição de serviço que atende às ocorrências em Umuarama, o Sargento Severino, Sargento Fabiano, 1º Soldado Fabricio e o militar Cabo Mariano.

Em um primeiro momento, foi realizada uma apresentação do Corpo de Bombeiros e sua base de combate ao incêndio, a importância da brigada de incêndio CIPA, além de uma abordagem acerca dos recentes ataques às escolas – situação que está mais ligada à polícia, mas que também conta com os bombeiros para estabelecer protocolos.

“Consideramos a CIPA importantíssima, não só para controle de acidentes, mas também as demais ocorrências ligadas ao cuidado com os alunos, para que não se machuquem”, destacou o Tenente.

A vistoria dos bombeiros integra a prevenção ao combate a incêndios e pânico e tudo que compõe esse sistema. “É de extrema importância que todos tenham o conhecimento básico, sendo que a CIPA tem que ter um conhecimento mais especifico de como atuar nesses casos, como utilizar o extintor e qual utilizar, mas todos os demais precisam conhecer as rotas de fuga (saídas de emergência), conhecer os sistemas de segurança presentes na Instituição”.

Foi feita a demonstração dos tipos de extintor, suas diferenças, quando utilizar cada um e os cuidados necessários. Abordaram, também, primeiros socorros em caso de acidentes, o que deve ser feito e como verificar se a vítima está em segurança até o socorro chegar; além de orientações relacionados ao engasgo de bebês, crianças e adultos. Os participantes tiraram dúvidas relacionadas ao que fazer nesses casos.

Por fim, ocorreu a parte prática, onde treinaram o uso do extintor e conheceram os veículos utilizados pelas equipes da corporação.

Última atualização em 28 de Abril de 2023 às 14:46