Ciência e Inovação: Congresso da Unipar vai receber pesquisadores de seis países

Publicado em 10 de Setembro de 2019 às 16:00

No ano passado, evento integrou mais de 2.200 participantes; perspectivas dos organizadores é bater este recorde

Com a participação de congressistas dos Estados Unidos, Canadá, Áustria, Portugal, Argentina, além do Brasil, a comissão organizadora está nos últimos detalhes para a realização do 4º Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e 18º Encontro Anual de Iniciação Científica da Universidade Paranaense, programado para os dias 24 e 25 do mês que vem, em Umuarama.

O foco principal do Congresso é proporcionar ao universitário a oportunidade de apresentar estudos científicos que desenvolvem, na graduação e na pós-graduação. Integrar pesquisadores discentes e docentes das diferentes áreas do conhecimento é outro objetivo do evento, realizado pela DEGPP (Diretoria Executiva de Gestão da Pesquisa e da Pós-graduação) da Unipar.

O eixo temático deste ano é ‘Educação, desenvolvimento sustentável e ética’. A programação científica é bem diversificada, composta por módulos temáticos, comunicações orais (realizadas por acadêmicos indicados pelos professores pesquisadores da Unipar), sessões de painéis, feira de empresas, oficinas práticas e teóricas e mesas-redondas com a participação de pesquisadores do Brasil e de outros países.

Do exterior virão os pesquisadores: Fatma Gassara (Biopterre, Canadá), Monika Schmoll (Austrian Institute of Technology, Austria), Alexandre Gomez Acosta (The University Of North Carolina At Chapel Hill, EUA), Suelen Lucio Boschen de Souza (Computational Neuroscience and Neuromodulation Laboratory - Department of Neurosurgery, EUA), Oscar Daniel SALOMÓN (Instituto Nacional de Medicina Tropical, Argentina) e Gonçalo Nicolau Cerqueira Sopas de Melo Bandeira (Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal).

Os convidados internacionais irão participar de quatro mesas-redondas, com os temas ‘Biotecnologia de fungos: estratégias para obtenção de enzimas industriais’, ‘Abuso de drogas e neuromodulação: da neurociência básica à pratica clínica’, ‘Vigilância Integrada em Regiões Fronteiriças’ e ‘Liberdades e limites para a convivência social: Direito, Democracia e Responsabilidade’.

O convite aos pesquisadores internacionais é feito pelos programas de mestrado e doutorado da Unipar, por meio da articulação dos pesquisadores da Instituição com os dos outros países, que desenvolvem projetos científicos em parceria.

“Com a participação dos pesquisadores estrangeiros, queremos aumentar o aprendizado e as relações internacionais dentro da nossa universidade, ao mesmo tempo em que proporcionamos oportunidade de interação com todos que estarão nos contemplando com tão importante fomento de conhecimento”, explica a diretora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unipar, professora Evellyn Wietzikoski. Ela informa que a comissão organizadora já recebeu mais de duas mil inscrições para a edição deste ano: “Estamos otimistas e nossa expectativa é de mais uma vez realizar um evento grandioso e bastante produtivo”.

As inscrições para ouvintes continuam e podem ser feitas neste site, no link Cursos e Eventos. A abertura será no Centro de Eventos Metropolitan, com jantar e palestra sobre Inteligência Artificial; a animação da noite vai ficar por conta do DJ Maquinhos Dutra. Os trabalhos vão acontecer no Câmpus 3 da Unipar. E neste ano tem novidades: uma Feira de Empresas e praça de alimentação com food trucks.