Ciência Animal: Projeto de doutorado estuda ferramentas de auxílio para reduzir a contaminação no processo de abate de aves

Publicado em 1 de Setembro de 2021 às 14:00

Pesquisa acontece em duas etapas, ligadas à máquina lavadora de carcaças e adição de produtos na água do tanque de escalda

A aluna do doutorado em Ciência Animal com Ênfase em Produtos Bioativos da Universidade Paranaense – Unipar/Umuarama, Izabela Dorneles, sob a orientação da professora Luciana Otutumi, compartilhou o projeto sobre o qual desenvolve sua pesquisa.

O objetivo é avaliar a eficácia de uma máquina de lavagem de carcaças na pré-escalda, bem como a adição de produtos na água do tanque, na redução das contaminações bacterianas nas aves. “Quando o animal vem da granja para o abate no frigorífico, pode trazer sujidades em suas patas e penas. Isso acontece devido às etapas de manejo: jejum, apanha e transporte. Assim, ele pode carregar esses microrganismos, por vezes, até patogênicos, para dentro das plantas de abate, promovendo contaminações significativas”, explicou a doutoranda, que está usando a estrutura de um frigorífico da região para as suas pesquisas.

Izabela conta que os frigoríficos estão sempre em busca de inovações que contribuam com a redução de contaminações. “No frigorífico que realizo as pesquisas, foi criada uma máquina de lavagem carcaças das aves para ser usada entre a sangria e escalda, procedimento que pode ser um importante aliado para evitar as contaminações em toda a linha de abate. Mas o risco ainda existe no momento em que estão no tanque de escalda, um ambiente quente que é propício para o crescimento e desenvolvimento bacteriano”, destacou.

Por este motivo, é que também será testada a eficácia de dois produtos (registrados e aprovados), adicionados à água do tanque. Isso permitirá a análise de contaminação da água e da carcaça e os valores de pH, fundamental para o crescimento bacteriano.

A pesquisa se encontra em fase inicial e após a coleta de seus resultados, há a intenção de encaminhá-la às publicações conceituadas da área. "A Unipar está ligada à construção da minha carreira desde o mestrado. Aqui tenho toda a estrutura e orientação de que preciso para desenvolver as minhas pesquisas com excelência e suporte", concluiu Izabela.