Ciência Animal: Programa da Unipar forma seu primeiro doutor

Publicado em 29 de Maio de 2019 às 16:00

Ele é o professor Salviano Tramontin Belettine, que pesquisou ‘Inovações em cirurgia oral canina’

Concluir o doutorado é de grande importância no meio profissional e a Universidade Paranaense comemora com seus professores que conquistam tal mérito. Um deles foi Salviano Tramontin Belettine, professor do curso de Medicina Veterinária, agora doutor pelo Programa de mestrado e doutorado em Ciência Animal com ênfase em Produtos Bioativos da Universidade Paranaense.

É o primeiro doutor que o Programa da Unipar forma. Em sua tese, Salviano abordou ‘Inovações em cirurgia oral canina’. Segundo ele, o objetivo foi verificar a eficiência da utilização do cimento autopolimerizável de ionômero de vidro, coberto por adesivo fotopolimerizável, como elemento protetor de suturas de retalhos mucoperiostais ou gengivais em cirurgia oral canina.

O produto químico teria a função de proteger o local, contribuindo com a cicatrização e, assim, diminuindo o índice de deiscência e o tempo de pós-operatório. Ele afirma que a conclusão foi plenamente satisfatória, pois o uso do produto promoveu proteção das suturas e feridas cirúrgicas contra as agressões ambientais da cavidade oral.

“Os resultados obtidos sugerem que o material pode ser empregada em cirurgias orais, tanto em animais quanto em pessoas, representando uma evolução nas técnicas usualmente empregadas”, reitera o pesquisador, que se graduou em Medicina Veterinária pela Unipar (formou-se na turma de 2002).

Em sua pesquisa foi orientado pelo professor pós-doutor José Ricardo Pachaly. Fizeram parte da sua banca avaliadora os professores Rogerio Ribas Lange, da Universidade Federal do Paraná (Curitiba), Marcos Vinícius de Souza, da Faculdade do Futuro (Belo Horizonte) e Ana Maria Quessada e Daniela Dib Gonçalves, da Unipar.

Antes do doutorado, Salviano fez residência médica em Clínica e Cirurgia de Animais Selvagens e especialização em Clínica Médica e Cirúrgica de Animais Selvagens pela PUCPR e mestrado em Ciência Animal com ênfase em Produtos Bioativos pela Unipar.

No curso de graduação em Medicina Veterinária da Unipar, ele ministra as disciplinas de Odontologia Veterinária, Anestesiologia Veterinária e Medicina de Animais Selvagens. Ele também dá aula em cursos de pós-graduação da Unipar.

Sobre o Programa

Recomendado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) com conceito 4 [considerado muito bom – a nota máxima é 5], o Programa de Mestrado e Doutorado em Ciência Animal com ênfase em Produtos Bioativos da Unipar tem por objetivo capacitar profissionais para o ensino e a pesquisa e para atuação no setor produtivo. É dirigido aos graduados em Medicina Veterinária, Zootecnia, Agronomia, Ciências Biológicas, Farmácia e áreas afins. Implantando em 2006, segue com duas linhas de pesquisa: Terapêutica experimental de produtos bioativos aplicados à clínica e reprodução animal e Educação e saúde única na cadeia produtiva e comunitária.