Ciência Animal: Mestrado leva Ciclo de Educação Continuada para Colégio Agrícola

Publicado em 22 de Agosto de 2019 às 16:42

Metodologias ativas de ensino, alimento funcional e substâncias de origem natural na conservação de alimentos foram os assuntos abordados

O mestrado em Ciência Animal da Universidade Paranaense realizou a 4ª edição do ‘Ciclo de Educação Continuada em Ciência Animal inserida no Núcleo de Ensino Básico'. Desta vez, o projeto foi levado para o Colégio Estadual Agrícola de Umuarama. Palestras e oficinas contemplaram professores e alunos do ensino médio.

O objetivo foi atualizar o conhecimento dos professores sobre as técnicas de aprendizagem significativa, com base em metodologias ativas de ensino. Outro propósito do trabalho é compartilhar conhecimentos teórico-práticos ao corpo docente e discente sobre alimentos funcionais, em especial os chás, e sobre o uso de produtos bioativos para a conservação de alimentos.

A palestra ‘Metodologias ativas de ensino e o aprendizado significativo’ foi ministrado pela professora Francislaine Lívero. ‘Alimento funcional: o chá nosso de cada dia’ foi o tema discutido pela professora Andréia Assunção Soares. Já a oficina ‘Substâncias de origem natural na conservação de alimentos’ foi com a professora Lidiane Nunes Barbosa.

“É um trabalho que visa estabelecer um elo entre o nosso programa de mestrado e o Colégio Agrícola, no intuito de divulgar as pesquisas desenvolvidas na pós-graduação, bem como a sua aplicabilidade, viabilizando a capacitação de docentes e alunos do ensino médio”, explica a coordenadora do mestrado, professora Daniela Dib.