CIBio da Unipar promove XV Curso de Biossegurança

Publicado em 17 de Maio de 2023 às 11:20

Nesta edição, o curso abordou as normas de biossegurança para agentes biológicos em laboratório

A biossegurança é um tema de extrema relevância nos dias atuais, consistida em um conjunto de medidas, ações e procedimentos que têm como objetivo mitigar e eliminar os riscos à saúde dos seus usuários nos diversos ambientes laboratoriais.

Com o propósito de disseminar conhecimentos nessa área, a Universidade Paranaense - Unipar, por meio da Comissão Interna de Biossegurança (CIBio), realiza anualmente o Curso de Biossegurança.

Em sua 15ª edição, o curso contou com duas palestras de destaque. A primeira, abordou a Biossegurança em laboratórios de controle de qualidade, e foi conduzida pela palestrante Dra. Janyeli Dorini Silva de Freitas, ex-aluna do programa de Pós-graduação em Biotecnologia Aplicada à Agricultura e atualmente trabalha na Laticínios Santa Helena.

Já a segunda palestra, foi conduzida pelos discentes do programa de Pós-graduação em Biotecnologia Aplicada à Agricultura, e abordou o tema ‘Normas de biossegurança para agentes biológicos e químicos em laboratório’.

De acordo com a organização, conduzida pela professora Silvia Hulse, o evento teve uma participação expressiva, contando com a adesão de aproximadamente 150 pessoas, incluindo estudantes de diferentes instituições, além de professores e funcionários da Unipar, o que favorece e fortalece o compartilhamento de conhecimentos e a conscientização sobre a importância das medidas de prevenção de acidentes.