Cianorte: Unipar participa de sarau em prol da luta Antimanicomial

Publicado em 24 de Maio de 2023 às 10:08

Evento foi organizado pela 13ª Regional de Saúde; cursos de Psicologia e Estética e Cosmética se envolveram

No último dia 19, a 13º Regional de Saúde de Cianorte, em parceria com as secretarias de saúde que a integram, promoveram um sarau alusivo ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial – lembrado em 18 de maio. O evento aconteceu na Praça Raposo Tavares e contou com a participação dos cursos de Psicologia e Estética e Cosmética da Universidade Paranaense - Unipar/Cianorte.

O movimento Antimanicomial ‘Saúde não se vende, loucura não se prende’ se caracteriza pela luta dos direitos das pessoas com sofrimento mental. Nesta causa está o combate à ideia do isolamento e preconceitos acerca do assunto, lembrando que todas as pessoas têm o direito fundamental à liberdade, ao convívio em sociedade, ao cuidado e tratamento adequados.

Em seu papel social ligado ao conhecimento, a Unipar se reuniu com pacientes atendidos pela 13º Regional de Saúde, para demonstrar as diversas possibilidades de tratamento dos transtornos mentais, sem tortura ou ausência de liberdade.

"Precisamos compartilhar responsabilidades no desenvolvimento da política de saúde mental no Brasil, através da abertura de novos serviços comunitários e participação social no acompanhamento de sua implementação, devemos lembrar sempre que manicômios nunca serão o caminho adequado", concluiu o coordenador do curso de Psicologia, professor Sérgio Bezerra.