Cianorte: Unipar integra curso de facilitadores em Justiça Restaurativa

Publicado em 21 de Dezembro de 2022 às 09:38

Foi o primeiro a ser realizado na região e aconteceu no campus da Instituição; direção geral da unidade participou

O Instituto Mundo Melhor, em parceria com o Juizado Especial Cível, Criminal e da Fazenda Pública da Comarca de Cianorte, formou 22 novos facilitadores em Círculos de Justiça Restaurativa e de Construção de Paz. O curso foi ministrado em três etapas, que totalizou 70 horas-aula de conteúdo on-line e presencial.

E a Universidade Paranaense – Unipar/Cianorte integrou a proposta, com a participação da direção geral no curso e cedendo o espaço para a realização, no campus daquela unidade universitária.

“Recebi o convite da juíza de direito da Comarca de Cianorte, Stela Maris Perez Rodrigues, para participar do curso. Foi espetacular”, contou a diretora da Unipar de Cianorte, professora Dieine Cescon.

SOBRE O CURSO

A primeira etapa do curso iniciou pela parte teórica, que teve como premissa alguns assuntos essenciais sobre a Justiça Restaurativa, abordando desde o histórico, a metodologia, a importância e a atuação da JR. Ao finalizar esse módulo, os alunos se habilitaram na formação parte teórica II, que seguiu de forma on-line, com o objetivo de abordar sobre a identificação de conflitos, bem como a aplicação de círculos de relacionamento para o fortalecimento das relações interpessoais e sua transformação restaurativa.

Para um aprofundamento de conhecimento dos facilitadores, a segunda etapa foi de formação teórica-vivencial, isso significa que os cursos se tornaram presenciais. Nesta etapa, o intuito foi abordar sobre a resolução/transformação de conflitos, bem como a aplicação dos círculos conflitivos e suas etapas de pré-círculos, círculo e pós-círculo.

Fonte: Instituto Mundo Melhor