Cianorte: Curso de Enfermagem adere campanha Outubro Rosa

Publicado em 28 de Outubro de 2022 às 10:26

Parte das ações se concentrou em palestra informativa para funcionárias de rede de supermercados

O curso de Enfermagem da Universidade Paranaense – Unipar/Cianorte também realizou ações alusivas à campanha Outubro Rosa. Entre elas, uma palestra para funcionárias do Max Atacadista, ministrada pela coordenadora do curso, professora Andréia Cristiane Pizani Domingos, com o tema ‘Prevenção do Câncer de Mama’.

Colaboradoras de todos os setores do supermercado participaram e puderam tirar suas dúvidas em relação à prevenção do câncer de mama e também de colo de útero.

A professora abordou os riscos, os sinais e sintomas do câncer de mama e, principalmente, a importância da realização das mamografias, do exame preventivo de câncer uterino e do toque nas mamas. Ela também ensinou quais as observações que devem ser feitas no autoexame.

DICAS IMPORTANTES

Todas as mulheres, independentemente da idade, devem realizar o autoexame. Observe e toque suas mamas sempre que possível, para conhecimento e verificação de alterações. Inicie observando sua mama, olhe no espelho se atentando para manchas novas, locais repuxando, formato da mama ou pele diferente, como casca de laranja. Após a observação, faça a palpação em torno da mama toda, com calma. Para a palpação utilize a ponta dos dedos e sinta a mama com movimentos circulares, de cima para baixo; repita os movimentos na outra mama. Mesmo observando suas mamas com regularidade, as mulheres não podem deixar de realizar a mamografia e o exame de prevenção do câncer cérvico-uterino (preventivo) anualmente ou com a regularidade solicitada pelo seu ginecologista. A mamografia e o ultrassom das mamas são os exames de maior importância para um diagnóstico mais preciso do câncer de mama.

Quem deve fazer mamografia?

Mulheres com mais de 40 anos já podem procurar a Secretaria de Saúde ou as Unidades Básicas de seu município para a realização dos seus exames de colo uterino e a mamografia de rastreamento (mulheres sem sintomas).

As mulheres de qualquer idade, com vida sexual ativa, devem realizar o exame preventivo de colo uterino anualmente, e ao identificar algum sintoma ou algo diferente em suas mamas, devem procurar consulta médica, para a realização de investigação e diagnóstico. Os exames para esta investigação podem ser a mamografia, o ultrassom de mamas ou outros, de acordo com o caso e indicação do médico que acompanhar o caso.