Cianorte: Curso de Direito promove aula sobre prática extrajudicial com a Tabeliã Ana Paula Braga Bornia

Publicado em 20 de Setembro de 2022 às 10:07

Finalidade da aula foi aproximar os alunos das atividades extrajudiciais desenvolvidas nos Cartórios; acadêmicos do 4º e 5º ano participaram

Para desenvolver ainda mais as habilidades práticas dos acadêmicos das séries finais do curso de Direito, o professor Geraldo Scramin Neto e a coordenadora Mariceles Cristina Fecchio, convidaram a Tabeliã Ana Paula Braga Bornia, do 1º Tabelionato de Notas de Cianorte, para discorrer sobre a temática extrajudicial, especialmente quanto à parte de Sucessões do Direito Civil.

Além do assunto específico, a Tabeliã conversou com os alunos sobre sua trajetória, das espécies e distinções de cartórios, de sua visão prática enquanto profissional e aquilo que se espera dos futuros operadores do Direito na realização de atos extrajudiciais, trazendo uma abordagem dinâmica e prática do dia a dia, objetivando enriquecer a formação dos alunos.

De acordo com o professor Geraldo, atividades como esta, só valem a pena quando efetivamente os acadêmicos entendem a sua importância para o crescimento profissional, e fora justamente isso que ocorreu, pois os alunos das duas turmas compareceram massivamente, participando com questionamentos, mostrando interesse do início ao fim da conversa com a Tabeliã. “Além disso, é uma oportunidade para que os acadêmicos já possam dar os primeiros passos na vida prático-profissional, ampliando a rede de contatos para quando estiverem efetivamente exercendo a carreira jurídica”.

Reforçando tal participação, a acadêmica Lídia Ricci (5º ano), considerou: “A palestra com a Ana Paula foi sensacional! Ela é uma profissional muito experiente e competente, que nos mostrou um pouco sobre a rotina cartorária e a prática extrajudicial, bem como relembrou conteúdos importantíssimos estudados ao longo do curso, em Direito de Família e Sucessões. Me encantei ainda mais por este ramo do direito. É muito importante que nós alunos tenhamos oportunidades como esta, a fim de assimilarmos o conteúdo aprendido em sala de aula com a prática que não temos tanto contato”.

“É dessa forma que o nosso curso quer continuar contribuindo para a formação de excelência de seus alunos, conectando-os com profissionais e atividades multidisciplinares”, concluiu a coordenadora.