Cianorte: Alunos de Arquitetura e Urbanismo da Unipar visitam obra de edifício sustentável

Publicado em 23 de Setembro de 2022 às 09:04

Técnicas construtivas e estratégias favoráveis à sustentabilidade foram o foco da visita técnica

Acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paranaense – Unipar/Cianorte estiveram em visita técnica à obra de um edifício sustentável. Segundo a professora Ana Paula Torqueti Gavioli, que acompanhou o grupo, o objetivo da visita foi conhecer as instalações da obra e o projeto, a fim de favorecer o aprendizado em relação às técnicas construtivas e estratégias favoráveis à sustentabilidade. A edificação será uma das agências da cooperativa Sicredi.

Os estudantes foram recepcionados pelo arquiteto chileno Igor Isla, da Universidad del Chile. Ele informou que a construção segue os princípios de sustentabilidade do Green Building Council, para a obtenção do selo LEED Platinum. Segundo Isla, o projeto busca a sustentabilidade por meio do consumo menor de materiais e de recursos. “Procuramos eliminar resíduos sólidos, líquidos e não emitir gases poluentes. Pensamos no começo e no final da obra, no ciclo de vida do edifício, que se um dia vier a ser desmontada, 90% dos materiais serão reutilizados, uma parte irá para reciclagem e apenas 5% resultarão em resíduos sólidos”, explicou.

A agência de três pisos será construída usando 25 contêineres, mais uma unidade com bicicletário, totalizando 1,4 mil metros quadrados.