Cianorte: Acadêmica de Arquitetura apresenta TCC à Prefeitura de Tapejara

Publicado em 26 de Novembro de 2021 às 10:00

Trabalho apresenta nova proposta para a sede do poder executivo do município

No dia 23 de novembro, a acadêmica Caroline Favoretto, do 5º ano do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paranaense – Unipar, apresentou seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na Prefeitura Municipal de Tapejara.

Acompanhada do orientador, o professor César Augusto Hoffmann e da coordenadora do curso, professora Ana Paula Gavioli, a aluna teve a oportunidade de entregar diretamente ao prefeito daquela cidade, Rodrigo Pezão, a proposta desenvolvida durante o ano de 2021, que possui como tema ‘A nova sede da Prefeitura Municipal e a revitalização do calçadão de Tapejara-PR’.

O projeto desenvolvido aborda os critérios necessários de funcionalidade do setor administrativo da cidade, conceitos de sustentabilidade, biofilia e bioclimatização. “Atualmente, o prédio da Prefeitura é pequeno em relação à demanda do setor administrativo da cidade. Além disso, o calçadão adjacente ao seu terreno não oferece a integração dos espaços à população de maneira segura e acessível”, explicou o professor orientador. Com isso, o trabalho esteve ligado a um novo projeto para essas duas necessidades.

Segundo observaram, para elaboração do projeto, foi levado em consideração o prédio existente, juntando-se a ele a nova estrutura a ser construída. A edificação atual passaria por uma revitalização, proporcionando assim, um uso diverso para o espaço, como exposições, auditórios e espaços de transição. Desse modo, seria preservada a história e memória da localidade do centro cívico de Tapejara. O prédio da Prefeitura ficaria dividido três pavimentos: um o subsolo para o estacionamento privativo de funcionários e áreas de serviços; primeiro pavimento para a recepção e os setores administrativos de atendimento à população e o segundo pavimento destinado ao setor administrativo, mais reservado.

“O prédio contaria ainda com dois pátios paisagísticos que interseccionariam as lajes de todos os pavimentos, trazendo mais conforto térmico e psíquico para seus usuários. Já o calçadão seria revitalizado de maneira a garantir a integração dos espaços públicos, semipúblicos e privados, de forma acessível e segura. O intuito da revitalização do calçadão é trazer a ideia de um shopping ao ar livre, incentivando o comércio e espaços de alimentação no local”, informou a aluna.

“O projeto é lindo e executável. O curso de Arquitetura e Urbanismo da Unipar já está formando sua 4ª turma, e é uma felicidade lançar ao mercado profissionais qualificados como a Carol”, ressaltou a Ana Paula.