Cerimônia marca a iniciação ao Internato para mais uma turma do curso de Medicina

Publicado em 2 de Fevereiro de 2023 às 10:47

Momento simboliza um novo ciclo acadêmico para os futuros médicos; 131 alunos fizeram parte

Nesta semana o curso de Medicina da Universidade Paranaense – Unipar/Umuarama realizou Cerimônia de Iniciação ao Internato da 2ª turma da graduação. A solenidade chancela a passagem dos acadêmicos do 5º ano da graduação para este novo ciclo, que representa vivenciar de forma prática a profissão, ampliando a bagagem dos futuros médicos.

O momento foi conduzido pelo professor Ricardo Marcelo Abrão, que na ocasião representou a coordenadora do curso, professora Dra. Maria Elena Diegues. Estiveram presentes os acadêmicos, professores e o diretor financeiro Alexandre Fernandes.

O Internato é um desafio intenso e marcante para os acadêmicos, que depois de 4 anos de estudos dentro da universidade, saem para entender a atuação médica real, cumprindo assim, a etapa de Estágio Curricular Obrigatório em diferentes cenários. As experiências que eles vão ter nessa fase proporcionam o desenvolvimento de habilidades, o trânsito pelas diferentes especialidades médicas e o exercício da empatia, postura e da comunicação no relacionamento com os professores e, principalmente, os pacientes.

Mesmo em período de férias, a coordenadora deixou uma mensagem de incentivo aos alunos. “Trabalhem sempre com a verdade e a transparência, elas protegem vocês. Errar fará parte do aprendizado, e a hora de errar é essa, com a humildade de reconhecer falhas. Vocês carregarão a imagem da Unipar, dos seus docentes e da sua família sempre. Boa sorte! ”.

Os acadêmicos integram as práticas do Internato com atividades em Unidades de Saúde de Umuarama e de vários municípios da região (Xambrê, Perobal, Douradina, Cruzeiro do Oeste, Maria Helena – Carbonera, Pérola, Mariluz, Cafezal), além dos hospitais Uopeccan, Nossa Senhora Aparecida e Norospar.

Como ato simbólico dessa passagem, os alunos receberam carimbos oficiais de internos do curso de Medicina da Unipar.

A cerimônia foi transmitida pelo canal da Unipar no Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=xl50eyFbscg).