Cerimônia do Jaleco marca compromisso dos calouros de Medicina com a vida

Publicado em 15 de Abril de 2024 às 14:58

Unipar reúne estudantes, pais e comunidade acadêmica para solenidade em Umuarama

Um sábado (13/4) marcado pela emoção de pais, professores e alunos da sétima turma de Medicina da Universidade Paranaense - Unipar, em Umuarama (PR). A Cerimônia do Jaleco reuniu todos, no Metropolitan Centro de Eventos, para momento especial na vida dos calouros do curso, quando usaram pela primeira vez a vestimenta que os acompanhará no exercício da profissão.

Mais do que um símbolo, o jaleco representa o compromisso com o desenvolvimento da ciência e da saúde. A comunidade acadêmica comemorou fazer parte da conquista deste sonho, escrito com paixão, dedicação e, acima de tudo, com o coração. Na Unipar, formam-se profissionais competentes, éticos e comprometidos com o avanço da sociedade. “Sinto-me imensamente orgulhoso ao testemunhar o crescimento e o amadurecimento de cada estudante que hoje veste o seu jaleco com orgulho. Vocês são o reflexo da missão desta universidade em formar profissionais competentes, éticos e comprometidos, destaca Luiz Roberto Prandi, diretor de educação da Unipar.

Satisfação compartilhada com o diretor executivo da universidade, Artur Nappo, que acompanhou de perto a solenidade e relembrou o papel da instituição de ensino na vida dos estudantes. “É uma responsabilidade para nós, entregar para os acadêmicos a melhor formação médica nesses anos que ficarão conosco. Tenho certeza que faremos isso a cada aluno”, menciona.

Para dra. Maria Elena Lima Martins, coordenadora do curso de Medicina, a ocasião vai além da entrega do jaleco, “representa união de sonhos, esforços e promessa de um futuro repleto possibilidades. É um lembrete constante do compromisso que agora assumem não apenas com a ciência, mas com cada vida.” E nada seria possível sem a participação dos pais. A mãe de aluno Fabiana Borges que o diga. Ela falou emocionada aos participantes da cerimônia, sobre o quanto o mundo precisa de pessoas como os futuros médicos, e que “a paixão pelo cuidado com o próximo deve ser guia na trajetória profissional de cada um.