Cerimônia da Lâmpada marca Semana da Enfermagem

Publicado em 25 de Outubro de 2023 às 17:01

Uma noite simbólica e cheia de homenagens – aos mestres, aos pais, aos acadêmicos e à precursora da Enfermagem moderna

Emoção da Cerimônia da Lâmpada ainda repercute no curso de Enfermagem da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel. O evento fez parte do encerramento da Semana Acadêmica de Enfermagem, e presta uma homenagem à Florence Nightingale, fundadora da Enfermagem moderna.

No ato, os professores acendem a lâmpada, considerada a luz que a enfermagem traz à escuridão da doença e do sofrimento, dos acadêmicos do 5º ano, e esses passam a ‘chama’ para os alunos do 4º ano.

Além da passagem da lâmpada, o evento teve por objetivo aproximar os alunos da realidade do mercado de trabalho e agregar conhecimentos. A programação contou com palestra, minicursos, Fórum de Egressos, e noite científica integrada dos cursos da saúde.

A abertura, realizada em conjunto com o curso de Psicologia, recebeu Daniel Navarro e Walter Farias, que apresentaram o livro O capa-branca: de funcionário a paciente de um dos maiores hospitais psiquiátricos do Brasil. A dupla compartilhou a história do Juquery.

Segundo o escritor Navarro, para a área da saúde é um aprendizado: “Muita gente serviu de cobaia, muitas técnicas e até medicamentos evoluíram; esperamos que esses equívocos não se repitam hoje, e que a luta antimanicomial possa se tornar, além de uma chama no coração, uma instituição”.

Outros temas essenciais foram abordados em minicursos: Morte encefálica, com Dr. Ícaro Bertechini, Enfermagem oftalmológica, com Lilian Alves, Doação de órgão e o papel do enfermeiro, com Gelena Versa, Enfermagem estética, com Renata Kelm, Resgate e transporte aeromédico, com Andreia Piana, Cuidados paliativos e o papel do enfermeiro, com Dra. Runa Krüger, e Cateter Central de Inserção Periférica, com Kelen Luzz.

Última atualização em 25 de Outubro de 2023 às 17:03