Cascavel oferece pós-graduação em Psicanálise Clínica

Publicado em 31 de Março de 2022 às 09:09

Focada em formar profissionais especializados na Teoria Psicanalítica (Freud e Lacan), a partir de um contexto histórico-cultural

Psicanálise Clínica está no roll dos cursos de especialização que já são destaque na Universidade Paranaense – Unipar, em Cascavel. A proposta é aprofundar os conhecimentos teóricos sobre a psicanálise, oportunizando, além de aulas teóricas, discussões sobre casos clínicos.

Os objetivos são refletir sobre a clínica psicanalítica e aperfeiçoar sua prática clínica, debater os princípios e fins da prática psicanalítica, suas incidências na cultura e sua aplicação em campos de atuação profissional.

Debates importantes serão feitos a partir de disciplinas específicas: amor, desejo e gozo; constituição do sujeito em psicanálise; perversão; neurose; psicose; autismo; ética e formação: o desejo do analista; a psicanálise e a psiquiatria, a técnica psicanalítica, entrevistas preliminares (Lacan e o retorno a Freud); a constituição do saber teórico e os quatro conceitos fundamentais da psicanálise; introdução à topologia Lacaniana; psicanálise com bebês; psicanálise com crianças e adolescentes; psicanálise e contemporaneidade; psicanálise institucional e saúde mental.

As aulas acontecerão em regime quinzenal, às sextas-feiras e sábados, com previsão de início em abril. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no endereço eletrônico: www.unipar.br/pos/especializacao/. Mais informações, ligue (45) 3321 1300.