Cascavel inicia MBA em Gestão de Cooperativas de Crédito

Publicado em 28 de Abril de 2023 às 09:17

Experiência de décadas, Valdir Pacini ministrou a primeira aula, compartilhando a história do cooperativismo financeiro e marcos do crescimento

A Universidade Paranaense – Unipar iniciou mais uma turma do MBA em Gestão de Cooperativas de Crédito, na Unidade de Cascavel. Há anos, o curso atrai profissionais de toda a região. Para a abertura das atividades foi convidado o professor Valdir Pacini, que é graduado em Economia e Direito e especialista na área de cooperativas.

O módulo focou na legislação aplicada às cooperativas de crédito. Entre os tópicos, Pacini destacou doutrina, princípios e história do cooperativismo.

“Para entender a parte legal e chegar nas normas atuais, precisamos fazer uma análise retrospectiva, ver como evoluiu a parte normativa no Brasil. O cooperativismo cresceu muito nos últimos anos e a evolução normativa teve papel fundamental, assim, vamos assinalando alguns marcos que foram preponderantes para que o cooperativismo chegasse aonde chegou e seguir crescendo”, disse.

O professor também apresentou a Lei Complementar 130 de 2009, que complementa uma disposição da Constituição Federal de 1988, salientando que, na época, já havia uma perspectiva de ter uma legislação específica para o cooperativismo de crédito, mas que aconteceu somente em 2009. “Esse foi um marco importante para o crescimento do cooperativismo financeiro”, apontou.