Cascavel: Aula Magna traz o famoso mundo das Startups

Publicado em 8 de Abril de 2022 às 09:28

Foco da noite foi instigar os futuros profissionais para a produção de inovação; participaram alunos de administração e área de TI

Evento especial do início do ano letivo, a Aula Magna dos cursos de Administração e Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Universidade Paranaense – Unipar/Cascavel aconteceu nos últimos dias. O palestrante da noite foi o administrador Everton Garboça, consultor do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

O tema da noite foi inovação, tendências e o mercado das Startups - o que é, como é composta, qual é o fluxo. “O primeiro passo é identificar uma dor, depois o seu cliente, e daí pensar em uma solução”, disse.

Após plantar a semente, Garboça ressalta que, a partir do começo de fato do programa, os alunos terão vários momentos para colocar em prática o que viram na teoria, desde a produção de inovação, as tendências, o que virá para o mundo empresarial e cotidiano das pessoas, aplicando a inovação na prática.

E avalia: “Legal a participação quando falamos de tendência, que é o que eles vão trabalhar no futuro em suas empresas ou no mercado de trabalho, que precisa de pessoas que pensem fora da caixa e produzam a inovação”.

No evento, também esteve presente o gestor do Sebrae, Marcos Ambrósio, que apresentou a dinâmica de funcionamento do programa Garage, iniciativa do Sebrae/PR que envolve na sua essência a questão da produção de inovação dentro das instituições de ensino superior.

Conforme explica a coordenadora do curso de Administração, professora Adriane Uecker, no decorrer do ano, os alunos podem participar de ações e projetos desenvolvidos pelo Sebrae, que é uma instituição que desenvolve várias atividades para instigar a criatividade nos alunos.

“Para os cursos envolvidos, com certeza a parceria entre negócios (Administração) e tecnologia (Desenvolvimento de Sistemas) será de sucesso, pois o mundo organizacional exige cada vez mais profissionais criativos, inovadores e tecnológicos”, observa.