Carreira TI: Acadêmicos têm uma semana de oficinas diferenciadas

Publicado em 8 de Julho de 2022 às 09:46

Empresas ligadas à área trouxeram suas experiências de negócio para a sala de aula, percorrendo campos diversos de atuação

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel, promoveu nos últimos dias o evento Carreira TI: oficinas e empregabilidade. Foram parceiros, a consultora em Gestão de Pessoas, Fabiana Poletti, e a Coordenadoria de Pesquisa e Extensão Universitária.

A Universidade recebeu com carinho os representantes das empresas Nimbus Software, Prisma Software de Gestão, Linx Setadigital, Ecocentauro Sistemas Inteligentes, Unimble – você invencível.

O empresário no setor de software (Nimbus), Jocimar Pedroso, abriu a semana de palestras. Sua fala foi sobre o processo de venda de software. “Os profissionais desenvolvem bons produtos, mas não sabem comercializar. A ideia é mostrar como fazemos na nossa empresa, e em outras empresas que ajudei a acelerar seus processos comerciais”, disse.

Outro convidado, o desenvolvedor na Linx, Luiz Fernando Rodrigues da Silva, focou em como dar o primeiro passo no mercado de TI e as principais skills pessoais e técnicas - habilidades que o jovem precisa ter para entrar nesse mercado.

Segundo ele, a lista inclui trabalho em equipe, conhecimento em inglês, inteligência emocional, aprofundamento nos estudos, não se acomodar, ficar dê olho nas linguagens de programação que estão em alta no mercado, o que compensa e não compensa estudar.

Da equipe da Prisma marcaram presença Edson Liberali, Jordy Narvaez e Weliton Ribeiro. O foco foi demonstrar a evolução do sistema de gestão - o que é um software de gestão, como ele se comporta hoje e qual a demanda para essa nova realidade.

Outro tema em destaque foi ‘Da necessidade à solução - uma abordagem prática’, pela equipe da Ecocentauro: Júlio Tofoli, Cleber Inácio e Rogério Fagundes. “Queremos trazer a visão da empresa de TI no dia a dia. A empresa está há 30 anos no mercado, acumula uma série de experiências; vamos mostrar como conviver com todas as mudanças e quais os desafios de se reinventar a cada novo projeto. Saber o que a gente entrega de valor, como entrega esse valor, o que a gente valoriza a nível de papéis dentro da empresa, e como gerir equipes”, observaram.

Palestra com fundador da Unimble, Adriano Spanhol, encerrou a programação da semana. No bate-papo, Spanhol pontuou como as pessoas erram na hora de organizar o dia ou não organizar e desperdiçam tempo. “Para este público, que está inserido na faculdade e no mundo do trabalho, é importante saber como priorizar, o que buscar para chegar no resultado principal, organizar o tempo e demandar do ambiente que as coisas fiquem mais estruturadas”, frisou.