Calouros da Unidade de Toledo participam de Trotes Solidários

Publicado em 9 de Abril de 2024 às 15:10

A proposta da Unipar é que o trote estudantil seja voltado à realização de ações sociais, onde os calouros possam interagir e se divertir

Hospital Bom Jesus recebe fraldas e leite

Uma causa social e muitos corações aquecidos. A Universidade Paranaense – Unipar acaba de fazer a entrega de doações à HOESP (Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná), conhecida como Hospital Bom Jesus. A arrecadação fez parte da recepção dos calouros do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas - o famoso Trote Solidário.

A ação arrecadou 80 pacotes de fraldas geriátricas e de recém-nascidos e 140 litros de leite. Esse é o primeiro contato que o acadêmico ingressante tem com o ambiente universitário e, além dos organizadores, estudantes de todos os cursos puderam fazer suas doações.

O trote solidário foi organizado pela coordenação e os veteranos do curso. O objetivo é trabalhar a consciência humanista dos futuros profissionais. “A graduação é muito mais do que conhecimento técnico, é também a formação cidadã do acadêmico”, frisa o coordenador, professor Fernando Rigo Botelho.

Destaca, ainda, que o Hospital foi escolhido visto a sua importância para Toledo e toda a região e pela necessidade que tem de doações para manter suas atividades, por ser um Hospital filantrópico.

Doações de ração para a Afocato

Também no trote, o curso de Psicologia encabeçou a arrecadação de ração para cães e gatos, adultos e filhotes. “Acadêmicos de vários cursos colaboraram com a ação e conseguimos arrecadar 150kg de ração, que foram destinadas à ONG Afocato (Associação dos Focinhos Carentes de Toledo)”, agradece a coordenadora da graduação, professora Marilena Koch, que também é voluntária da ONG.

Enquanto voluntária, Marilena explica que a Afocato é uma Organização da sociedade civil sem fins lucrativos, que promove o resgate, a reabilitação e a adoção de animais domésticos em situação de risco. Atua desde 2008 e foi reconhecida em 2023 pela Prefeitura Municipal de Toledo como uma entidade de utilidade pública.