Biotecnologia: Pós-graduandos ministram palestras no Colégio Agrícola da UEM

Publicado em 4 de Janeiro de 2019 às 17:00

Ação visou levar para alunos do Curso Técnico em Agropecuária Integrado informações sobre a importância da utilização da biotecnologia

Mestrandos e doutorandos do programa de pós-graduação em Biotecnologia Aplicada à Agricultura da Universidade Paranaense foram convidados a ministrar palestras e minicursos no Colégio Agrícola, localizado no campus da Universidade Estadual de Maringá (UEM), em Umuarama. A ação contemplou alunos do curso Técnico em Agropecuária Integrado (em 7 e 8/11).

De acordo com a professora Hélida Mara Magalhães, que supervisionou os trabalhos, o objetivo foi ensinar os alunos do ensino médio sobre as aplicações e a importância da utilização da biotecnologia.

A palestra com o tema ‘Controle biológico de nematóides’ foi ministrada pelo pós-graduando Max Emerson Rickli. A colega Edinara Maria Barbosa foi convidada para falar sobre a ‘Influencia dos fatores abióticos no desenvolvimento de plantas cultivadas’.

Nos minicursos, os assuntos abordados foram: ‘Fisiologia e germinação de sementes’, ministrado pelos acadêmicos Cristine Bonacina, Caroline Comar, Edinara Maria Barbosa e Jéssica Trettel;  ‘Sustentabilidade econômica e ambiental na agricultura’, proferido pelo acadêmico Max Emerson Ric; ‘Polimorfismo e extração de DNA’, discutido pelo aluno estudante Renato Fernando Menegazzo; e ‘Métodos de Extração de Óleos Essenciais’, com a estudante Wanessa Bortolucci.

“Como eles podem se tornar futuros professores, essa experiência favorece na formação profissional de cada mestrando e doutorando. Outro benefício deste trabalho é a divulgação da pesquisa, que além de ser uma via para a construção de conhecimento, é a base para o progresso humano no mundo científico, tecnológico e cultural”, afirmou a professora Hélida.